Colunas

Coluna: Outubro Rosa

Há quanto tempo você não faz seus exames preventivos? A mamografia, está em dia?

22/10/2022

Olá, leitora!

Neste mês, no qual o tema é a saúde da mulher, com destaque à prevenção e combate do câncer de mama, é natural que eu comece me dirigindo às leitoras com uma pergunta: há quanto tempo você não faz seus exames preventivos? A mamografia, está em dia?

Pergunto por que é muito comum que as mulheres se preocupem com a saúde da família, marquem consultas para pais, filhos e cônjuges, mas esqueçam de cuidar da própria saúde.

Saibam que isso é um grande risco, pois no Brasil, 40% dos casos de câncer de mama são descobertos já em estágios avançados. As chances de um tratamento de sucesso são muito maiores quando a doença é descoberta no início.

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais incidente entre as mulheres no País (só fica atrás dos melanomas) mas é o que mais mata – de acordo com o Instituto Nacional do Câncer. No entanto, quando descoberto nos estágios iniciais, o índice de cura chega a 95%.

Por isso, campanhas como o Outubro Rosa têm papel fundamental para reforçar a necessidade de as mulheres fazerem seus exames.

A mamografia deve ser feita a cada dois anos, a partir dos 40 anos.

De acordo com um estudo feito com 130 mil mulheres, a mamografia acima dos 40 anos é capaz de reduzir em até 30% o número de mortes provocadas pelo câncer de mama.

Embora os exames de rastreio, como mamografia e papanicolau, sejam fundamentais, o ideal, claro, é diminuir a probabilidade de o câncer aparecer, para isso algumas dicas podem ser úteis:

Controlar a balança – Evitar a obesidade: a gordura tem capacidade de produzir estrogênio, hormônio que está ligado ao desenvolvimento de câncer de mama.

Alimentar-se bem – Faça uma dieta equilibrada. Evite alimentos industrializados e prefira uma dieta rica em legumes, verduras, gorduras boas e proteínas.

Atividade física – pelo menos duas horas e meia de atividade física por semana. Uma caminhada diária de 30 minutos já faz diferença. É importante ter elevação cardíaca e suar.

Cuide-se, amiga! Faça seus exames e siga as dicas de uma vida saudável.

 

 

Por

Médico Neurologista, Deputado Estadual SC e Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Notícias relacionadas

x