Sônia Pillon é jornalista e escritora, formada em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduada em Produção de Texto e Gramática pela Univille. Integra a AJEB Santa Catarina. Fundadora da ALBSC Jaraguá do Sul.
Coluna: Os filhos crescem
Mãe remete à proteção, aconchego, carinho, zelo… Estou falando dessa relação especial, única, que começa durante a gestação, se estende por nove meses, culmina com o nascimento de um ou mais filhos, e cria laços indestrutíveis, para o resto da vida. Quem já não ouviu a frase “existe ex- marido,…
14/05/2023
Mãe remete à proteção, aconchego, carinho, zelo… Estou falando dessa relação especial, única, que começa durante a gestação, se estende por nove meses, culmina com o nascimento de um ou mais filhos, e cria laços indestrutíveis, para o resto da vida. Quem já não ouviu a frase “existe ex- marido, ex-namorado, mas não existe ex-filho”?…
Eles crescem, chegam à adolescência e depois se tornam adultos. Como os pássaros, ganham asas e voam, em busca do próprio caminho… Mas a ligação entre uma mãe e seus filhos sempre existirá! E é por isso que existem os almoços e cafés de domingo, em volta de uma grande mesa, onde as famílias se reencontram, confraternizam, riem, choram, brigam, fazem as pazes…
Ao ver um menino brincando na areia da praça, com pá e baldinho, fico lembrando de um tempo que passou. Qual mãe não se sente feliz ao assumir o papel da “Mulher Maravilha” para seu filho, sempre pronta para atender seus pedidos? Ou uma leoa, capaz de defendê-lo com unhas e dentes dos perigos, e provê-lo para que nada falte?
Lembro dos desafios, das dificuldades para educar e dizer “não”… Porque o mundo é cruel, implacável para os que não estão preparados a enfrentá-lo! Ah, e não existe um manual para ensinar “Como ser uma mãe perfeita”… Aliás, quem disse que mãe tem que ser perfeita?!…
Eles crescem, chegam à adolescência e depois se tornam adultos. Como os pássaros, ganham asas e voam, em busca do próprio caminho… A mãe do menino da praça levanta do banco e se aproxima. Em seguida, fala rapidamente com ele, promete um sorvete e ambos vão embora, interrompendo minhas reminiscências e me trazendo de volta à realidade…
Cada época tem suas preocupações, e para um coração de mãe, um filho sempre será aquele menino dependente e carente de atenção, que pedia colo e queria ouvir histórias, antes de dormir… Mas, o tempo passa. Precisa passar! Faz parte… Assim como também faz parte eles fazerem suas próprias escolhas e formarem suas próprias opiniões.
Eles crescem, chegam à adolescência e depois se tornam adultos. Como os pássaros, ganham asas e voam, em busca do próprio caminho…
Notícias relacionadas
Conto: Chegadas e partidas
Uma estação rodoviária é quase sempre vista como um local caótico, especialmente em períodos comemorativos, de Natal e Ano Novo. Os mais sortudos emendam as folgas com as férias de janeiro. É quando vemos mais passageiros apressados, de olho no relógio e com os ouvidos atentos ao alto-falante, preocupados com…