Médico Neurologista, Deputado Estadual SC e Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Coluna: Novembro Azul
O câncer de próstata é a segunda maior causa de mortes por câncer em homens, mas tem cura e pode ser combatido com sucesso se for detectado no começo.
07/11/2022
Chegamos a mais um Novembro Azul, a campanha anual dedicada à prevenção do Câncer de Próstata e à Saúde do Homem.
Os homens cuidam menos de sua saúde e apresentam maior mortalidade que as mulheres em praticamente todas as etapas da vida. A cada três mortes de adultos no país, duas são de homens. E dos 20 aos 30 anos o risco de morte é 80% maior para os homens, pelo comportamento de risco e maior propensão a acidentes ou violência.
Em Jaraguá do Sul temos uma instituição muito atuante, a Rede Saúde do Homem, que organiza campanhas educativas e de incentivo à prevenção da saúde masculina, mas para isso mudar, é preciso conscientização individual. Os homens precisam entender que cuidados e prevenção são os maiores aliados da saúde.
Detectar as doenças precocemente traz mais chances de cura com tratamentos menos agressivos.
O câncer de próstata é a segunda maior causa de mortes por câncer em homens, mas tem cura e pode ser combatido com sucesso se for detectado no começo.
Todos os homens, a partir dos 45 anos de idade devem consultar o urologista e fazer o toque retal e o exame de PSA uma vez ao ano. Quem tem histórico na família, deve começar o controle aos 40 anos.
Falando em Saúde do Homem, outras doenças, como Infarto, Acidente Vascular Cerebral, doenças do fígado, câncer de cólon e de pulmão, e enfisema pulmonar atingem muito os homens.
O grande problema masculino é descuidar da qualidade de vida, dar pouca importância aos cuidados com a saúde e manter maus hábitos causadores de doenças.
Meu amigo! Vá ao médico, faça exames de saúde, não deixe para quando a doença estiver avançada – toda doença tem cura se for descoberta no início.
Vou fazer um pedido às mulheres: Minha amiga! Insista com seu marido, namorado, pai ou irmão para que ele se cuide. Se for o caso, marque as consultas, acompanhe-o ao médico e aos exames! Faça o que puder para que ele se cuide melhor.
Os homens (a maioria), deixados por conta própria, não se cuidam como deveriam.
Manter hábitos saudáveis – como a prática de exercícios físicos, uma dieta balanceada, evitar o excesso de álcool, deixar de fumar, consultar o médico e fazer exames regularmente – ajuda a evitar muitas doenças.
Notícias relacionadas
Coluna: Dias e dias literários…
Em primeiro lugar, preciso me desculpar com os leitores desta coluna pela ausência involuntária, nesse espaço que tanto prezo. Desde o final de outubro e ao longo de novembro, uma série de eventos literários tomaram conta da agenda e me levaram para lá e para cá, inclusive para o Rio…