Sônia Pillon é jornalista e escritora, formada em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduada em Produção de Texto e Gramática pela Univille. Integra a AJEB Santa Catarina. Fundadora da ALBSC Jaraguá do Sul.
Coluna: Halloween? Saci Pererê? Que dia é hoje?!
Comemoração das bruxas remonta à Idade Média Halloween
31/10/2024
Hoje é 31 de outubro, o dia em que tradicionalmente vemos crianças e jovens vestindo fantasias pretas, chapéus pontudos, aparências fantasmagóricas e horripilantes, quando bruxas e bruxos saltam na nossa frente e se espalham por todos os cantos! É o Halloween, ou Dia das Bruxas, essa comemoração importada, de origem celta, que se espalhou pela Europa, ganhou força nos Estados Unidos e foi trazida no Brasil pelas escolas de Inglês. Seguindo nessa linha, surgem outros personagens bem ao estilo “Família Adams” e “Harry Potter”, que fazem sucesso na tela grande, no streaming e tomam conta do imaginário popular.
Essa febre “gringa” do Halloween se disseminou de tal forma que passou a ser a alegria do calendário do comércio no mês de outubro, depois do Dia das Crianças, é claro. Basta percorrer as lojas para constatar esse fenômeno, com itens de todo o tipo, que passam a ser utilizados em festas temáticas, no Brasil e no mundo. Em Nova York, por exemplo, hoje também é dia de desfile de Halloween para os cães…
Em Santa Catarina, esse universo bruxólico foi magistralmente abordado pelo folclorista Franklin Cascaes. Foi ele que destacou as bruxas “Ilha da Magia”, mulheres que promovem rituais da lua cheia, dominam o conhecimento das ervas medicinais e se dedicam à cura. Vale lembrar que a imagem maléfica sobre o poder feminino (e também sobre os pobres gatos pretos!), surgiu na Idade Média, a chamada “Idade das Trevas”, quando elas eram condenadas pela Inquisição e queimadas na fogueira…
Halloween? Saci Pererê? Que dia é hoje?! Bruxas assustadoras, que voam em vassouras e preparam poções mágicas fazem parte do imaginário popular. Ilustração: Disney Plus
Halloween? Saci Pererê? Que dia é hoje?! Saci Pererê, personagem do folclore genuinamente brasileiro, foi lembrado por Monteiro Lobato e Ziraldo. Ilustração: Ziraldo
Mas você sabia que hoje também é o Dia do Saci Pererê? Pois é… Quem não lembra do Saci do “Sítio do Picapau Amarelo”, criado por Monteiro Lobato, e que se popularizou entre a criançada a partir da série infantil que marcou gerações, exibida pela TV Globo? Genuinamente brasileiro, esse personagem extraído do folclore, negro de uma perna só, é alegre, brincalhão, gosta de “aprontar” e não larga o cachimbo.
Comemoração das bruxas remonta à Idade Média
É celebrada principalmente nos Estados Unidos, mas a origem é o Reino Unido e tem pouco a ver com o significado que a festa adquiriu nos dias de hoje, de crianças se fantasiarem para sair de porta em porta atrás de doces (“Doces ou travessuras!”). Ou ainda de espalharem enfeites e adereços “assustadores”, como abóboras esculpidas e iluminadas pela casa. Outra característica são as festas à fantasia, cada vez mais populares em instituições de ensino e clubes.
A palavra Halloween deriva de “All Hallows’ Eve”. “Hallow” é um termo antigo para “santo”, e “eve” é o mesmo que “véspera”. O termo designava, até o século 16, a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro. Desde o século 18, historiadores apontam para um antigo festival pagão ao falar da origem do Halloween: o festival celta de Samhain, termo que significa “fim do verão”. Uma das versões é que o Samhain durava três dias e começava em 31 de outubro. Era uma homenagem ao “Rei dos mortos”. Estudos recentes apontam que o Samhain tinha entre suas maiores marcas a fogueira e celebrava a abundância de comida, após a época de colheita. (Fonte: www.bbc.com/portuguese).
Conheça a origem do Saci
O Dia do Saci “compete” com o Halloween no Brasil. A data foi criada em 2003 para resgatar e valorizar o folclore, promover a cultura nacional e as tradições brasileiras. O Saci Pererê é uma das figuras mais emblemáticas do folclore brasileiro e possui influências indígena e africana. Elaborado através do Projeto de Lei Federal n.º 2.762-2003, foi proposto pelo deputado Aldo Rebelo. No entanto, somente mais tarde a data foi oficializada. Em 2013, a Comissão de Educação e Cultura elaborou o Projeto de Lei Federal n.º 2.479, que institui o 31 de outubro como sendo o Dia do Saci, que teve como proponentes o deputado federal Chico Alencar e a vereadora Ângela Guadagnin, de São José dos Campos. No estado de São Paulo, a data já tinha sido oficializada em 2004, por meio da Lei Estadual n.º 11.669.
Nesse dia, as instituições educacionais do país são estimuladas a promover atividades relacionadas à essa figura folclórica, já que muitos não conhecem as lendas que envolvem o imaginário do país. Apesar da iniciativa, infelizmente o Dia do Saci ainda não é muito comemorado pelos brasileiros. Entre as ações sugeridas para divulgar o personagem estão a confecção de boneco do Saci e de gorros vermelhos, leituras de lendas, apresentações teatrais, jogos e cantorias. (Fonte: https://www.todamateria.com.br/dia-do-saci).
Quer saber as notícias primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline
Notícias relacionadas
Dia 16 de novembro de 2024 – Energia do dia é 8
Dia 16 de novembro de 2024 – Energia do dia é 8 O dia 8 é um dia em que sentirá o fluxo de energia motriz que lhe dá o poder de concluir as tarefas que iniciou. A energia deste dia é principalmente focada nos negócios, revelações inesperadas podem surgir….
Dia 15 de novembro de 2024 – Energia do dia é 7
Dia 15 de novembro de 2024 – Energia do dia é 7 O dia 7 é um dia ideal para o desenvolvimento intelectual e espiritual. Se está enfrentando um problema que não consegue resolver há algum tempo, hoje é o dia certo para se dedicar a ele. Se fizer…