Professor Pesquisador, Mestre em Educação, Especialista em Planejamento Educacional e Docência do Ensino Superior, Historiador e Pedagogo. Entusiasta da Educação
Coluna: Educação a Distância, muito mais presente!
Os alunos de EAD estão diante de uma nova realidade educacional, que difere bastante do ensino presencial, especialmente por valorizar a questão da autonomia dos estudantes, isto é, por prescindir a presença constante de um professor.
03/11/2021
Educação a Distância
A Educação a Distância (EAD) é uma modalidade de ensino que prevê a construção da autonomia do aluno no processo de ensino e de aprendizagem.
EAD, Educação atual e do futuro
Essa modalidade encontra-se em expansão no Brasil e insere em seu contexto a ideia de flexibilidade na forma de estudar. Os alunos que buscam essa modalidade, em grande parte são compostos por adultos trabalhadores, geralmente, sem condições de frequentar cursos presenciais.
EAD de forma cientifica
Segundo Moran (2002), a Educação a Distância é um processo de ensinoaprendizagem mediado por tecnologias em que professores e alunos estão separados espacial e temporalmente, sendo fundamental a autonomia do aluno e a interação com os demais envolvidos.
Educação Horizontal
Professores que aprendem com estudantes e com seus pares. Estudantes que compartilham seus conhecimentos com colegas. Gestores abertos a descobrir mais a cultura jovem com os próprios jovens. Em qualquer contexto, o trabalho colaborativo traz inúmeros benefícios: trabalho em equipe, empatia, comunicação, troca de experiências. Quando levada à Educação, então, a colaboração pode gerar resultados surpreendentes, não só para os estudantes, mas para toda a comunidade escolar.
Trabalho em grupo, uma troca de saberes
Dentre as Metodologias Ativas, várias têm a colaboração entre os estudantes como premissa. E, acredite, elas podem transformar completamente as suas aulas. Aprender ensinando é uma das formas mais eficazes de construir conhecimento. Isso porque, ao se ver diante da necessidade de traduzir conceitos, o estudante é desafiado a pensar e a repensar as próprias crenças e certezas, além de desconstruir ideias a fim de ser capaz de transmiti-las de forma mais didática aos colegas. Assim, ele está constantemente revisando o próprio aprendizado.
Projetos na Aprendizagem
Com a Aprendizagem Baseada em Projetos, a Educação Baseada em Competências, a colaboração também tem se tornado essencial entre os educadores, para a construção de currículos integrados e transversais. Seja por meio do coensino, seja pelas mentorias entre colegas de trabalho, a troca entre os professores torna as aulas ainda mais ricas, e o ambiente escolar mais inovador e empreendedor (pense em quantos projetos podem surgir de mais de uma cabeça pensante!).
Seja um Mentor e nunca um “ensinante”
Esteja ao lado das duplas ou dos grupos durante toda a atividade, tanto para corrigir eventuais informações quanto para transmitir mais confiança aos ‘educadores’. Seu papel é atuar como um mentor, facilitando o ‘modelo de ensino’ e o formato escolhido. No entanto, lembre-se de que eles também aprenderão com os erros; dessa forma, as intervenções devem ser feitas somente quando necessárias.
Informação x Conhecimento, uma adaptação nas aulas
- A possibilidade de acessar um universo de informações de forma instantânea, fácil e (cada dia mais) barata provoca mudanças enormes de paradigmas na educação. O aluno passa a ter nas mãos um instrumento que lhe permite acessar o conhecimento antes mesmo de acessar a escola, questionar a informação passada pelo professor durante as aulas ou simplesmente se entediar mais facilmente, já que o mundo lá fora parece bem mais interessante do que a escuta passiva em sala de aula. Adaptado pelo colunista de https://cer.sebrae.com.br/blog/aprender-ensinando / https://cer.sebrae.com.br/observatorio/metodologias-ativas
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