Colunas

Coluna: Domingo, 21 de abril, feriado de Tiradentes…

Como surgiu a Inconfidência Mineira?

21/04/2024

Sim, hoje, 21 de abril, é feriado nacional em memória a Tiradentes, líder e mártir da Inconfidência Mineira, uma das maiores revoltas para a independência do Brasil da Coroa Portuguesa!

 

A data foi instituída em 1965, e especialmente em São João del Rei e Ouro Preto, hoje são promovidas celebrações ao inconfidente. Porém, vamos e venhamos, o fato de em 2024 ter caído em um domingo, possivelmente fez com que passasse despercebida para muita gente, não é mesmo?

Por sinal, a menos que sejam estudantes e tenham esse conteúdo memorizado das aulas de História, a maioria só pensa em “feriado” quando pode estender o final de semana, ou ter um dia de folga… Em uma época de inversão de valores, como a que estamos vivendo, vale a reflexão: existe algum herói que você respeita?

 

São João del Rei é uma das cidades mineiras que hoje promovem celebrações a Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes

 

E falando em heróis… Você lembra do Dia Nacional do Expedicionário, que transcorre em 5 de maio? Os expedicionários, os pracinhas brasileiros, tiveram uma atuação decisiva junto à Força Expedicionária Brasileira (FEB) ao lado dos aliados contra o Nazismo, na Segunda Guerra Mundial. As homenagens ficam restritas à Praça do Expedicionário, com militares, servidores e familiares, e reduzida participação do público. E você sabia que em Jaraguá do Sul existe hoje um único sobrevivente da região, Walter Carlos Hertel, com 101 anos de idade?

 

Diferente de países como os Estados Unidos, em que o sentimento da população é justamente enaltecer e mitificar seus heróis (mesmo questionáveis, sob o ponto de vista de outras nações). Lá, quando um veterano de guerra é identificado, é comum ver as pessoas agradecerem pelos serviços prestados à pátria. Já no Brasil… existe uma espécie de indiferença com essas datas. “Passa batido”, como se costuma dizer.

 

É uma triste constatação, mas parece que os brasileiros preferem exaltar donos de grandes fortunas, independente dos caminhos escolhidos para alcançarem o topo. Preferem estender o tapete vermelho a celebridades, subcelebridades, atletas e influencers bilionários, que levam vidas superficiais, sem nenhum comprometimento, muito menos compromisso social. Pessoas que pelo fato de terem muito dinheiro, se sentem acima da lei e são privilegiados pela lei. Alguém aí lembrou dos nomes de dois “ídolos” do futebol condenados por estupro, sem nenhum arrependimento, e que são enaltecidos por torcedores fanáticos?

 

O Alferes Joaquim

 

 

Mas voltando a Tiradentes… Para refrescar a memória, não custa resgatar que Joaquim José da Silva Xavier nasceu em 12 de novembro de 1746 na Fazenda do Pombal, anteriormente pertencente ao município de São João del Rei, hoje à Ritápolis, em Minas Gerais. O apelido de “Tiradentes” veio pelo fato de ser dentista. Também foi tropeiro, minerador e Alferes da Cavalaria de Dragões Reais, a força militar da Capitania de Minas Gerais.

 

O Alferes Tiradentes participou do movimento independentista juntamente com outros integrantes. Foi enforcado em praça pública no Rio de Janeiro, em 21 de abril de 1792, e depois foi esquartejado e partes de seu corpo ficaram em exposição em diversos locais públicos, para causar pavor na população. Os demais inconfidentes pertenciam à elite da época e receberam penas “mais brandas”: foram degredados, impedidos de voltarem ao Brasil para sempre. Pois é, a Justiça é para todos, mas para “alguns” é mais leve… Ou, pela Lei, como se diz, “todos são iguais, mas alguns são mais iguais que outros…”

 

Como surgiu a Inconfidência Mineira?

 

A Inconfidência Mineira, ou Conjuração Mineira, foi uma tentativa de revolta de parte da elite de Vila Rica, hoje Ouro Preto, entre 1789 a 1792, contrária à execução da “derrama”, operação fiscal realizada pela Coroa Portuguesa para cobrar os impostos atrasados, e o domínio português.

 

O grupo formado por intelectuais, religiosos, militares e fazendeiros objetivava um governo republicano. Tiradentes foi considerado um dos líderes. No final do século 18, quando o Brasil era colônia de Portugal, nosso país se ressentia com os abusos políticos e a cobrança de altas taxas e impostos. (Fonte: http://exame.com).

 

 

 

Leia também >>>> Lugar de bandido é na cadeia!

 

 

Leia também >>>>>> Prevenir contra o câncer de mama é preciso!

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de agathaWhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Sônia Pillon é jornalista e escritora, formada em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduada em Produção de Texto e Gramática pela Univille. Integra a AJEB Santa Catarina. Fundadora da ALBSC Jaraguá do Sul.

Notícias relacionadas

x