Médico Neurologista, Deputado Estadual SC e Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Coluna: Curtindo o verão numa boa
Para curtir o verão e aproveitar tudo que a estação oferece é bom tomar alguns cuidados
17/01/2022
Estação das cores, do calor, das festas de fim de ano e das férias, verão é sinônimo de alegria e diversão, mas nem por isso deve-se deixar de ficar atento à saúde.
Para curtir o verão e aproveitar tudo que a estação oferece é bom tomar alguns cuidados; veja nas dicas abaixo como fazer para escapar das armadilhas mais comuns do verão:
CUIDADOS COM A PELE
Uma das doenças comuns de verão são as micoses de pele. Elas surgem pelo uso prolongado de roupas de banho molhadas. Para evitá-las, após o banho de mar, de rio ou de piscina, se não for voltar à água, troque a roupa molhada por seca.
Para evitar queimaduras de sol use protetor solar, evite o excesso de exposição ao sol e prefira as horas em que o sol está menos forte: até as 10:00h e depois das 16:00h.
Proteja as crianças com filtro solar e cuide para que não estejam demais ao sol. Mas atenção! Nunca passe filtro solar em bebê com até 6 meses de idade, só garanta uma boa sombra para a criança.
Queimaduras por sucos de frutas também são bastante comuns no verão – e podem demorar meses para desaparecer. Não exponha ao sol a pele manchada com figo ou frutas cítricas, como o limão da caipirinha.
DESIDRATAÇÃO
Ela pode ser causada por vários fatores: pelo aumento da transpiração, por excesso de exercícios sem reposição de líquido, ou até por vômitos e diarreias provocados por alimentos contaminados ou mal conservados que se estragaram com o calor.
Os sintomas da desidratação são: sede, muito tempo sem urinar, boca e mucosas secas, olhos ressecados e fundos e prostração. Fique de olho nas crianças, elas são muito suscetíveis!
Evite a desidratação tomando pelo menos 2 litros d’água por dia.
Se alguém se desidratar uma boa receita é o soro caseiro: uma colher de café de sal e uma colher de sopa de açúcar em um litro d’água. Deve-se tomar aos poucos.
Mas fique atento: casos graves precisam de cuidados médicos!
Cuide bem de você e de sua família e desfrute as coisas boas do verão.
Notícias relacionadas
Coluna: Dias e dias literários…
Em primeiro lugar, preciso me desculpar com os leitores desta coluna pela ausência involuntária, nesse espaço que tanto prezo. Desde o final de outubro e ao longo de novembro, uma série de eventos literários tomaram conta da agenda e me levaram para lá e para cá, inclusive para o Rio…