Colunas

Coluna: Cuide bem dos pequenos no verão

O verão é tempo de férias e de diversão para todos, principalmente para as crianças, que se esbaldam nas brincadeiras

10/01/2022

O verão é tempo de férias e de diversão para todos, principalmente para as crianças, que se esbaldam nas brincadeiras.

Por isso mesmo devemos ficar de olho nelas e ter alguns cuidados especiais com a saúde delas no verão.

Aqui vão algumas dicas:

OLHO NO SOL, GENTE!

Devem-se tomar cuidados especiais com a exposição das crianças ao sol.

Não use filtro solar em bebês com até 6 meses de idade.  Mantenha os bebês fora do sol, garanta sempre uma boa sombra para o seu bebê.

Não deixe crianças de 6 meses ou mais tomarem sol entre as 11 e as 16 horas, pois nessas horas a radiação solar é muito mais forte.

Proteja a criança com roupas leves, um chapéu que proteja orelhas, nariz e lábios – e aplique filtro solar – com fator de proteção 30 ou maior – meia hora antes de a criança ir para o sol, reaplicando o filtro a cada 2 horas, principalmente quando a criança for à água ou se ela transpirar muito.

DESIDRATAÇÃO É COISA SÉRIA!

Outro problema bem comum no verão é a desidratação.

Ela pode ser causada por vários fatores: por insolação (olha o que acabamos de falar), pelo aumento da transpiração, por excesso de exercícios sem reposição de líquido, ou mesmo por vômitos e diarreias provocados por alimentos contaminados ou malconservados que se estragaram com o calor.

Os sintomas da desidratação são: sede, muito tempo sem urinar, boca e mucosas secas, olhos ressecados e fundos e muita prostração.

Para evitar a desidratação, deve-se ingerir bastante líquido, comer apenas alimentos bem conservados e de boa procedência, usar roupas leves e preferir locais arejados e com sombra.

Se alguém se descuidar e se desidratar, para combater a desidratação, uma boa receita é o soro caseiro: uma colher de café de sal e uma colher de sopa de açúcar em um litro de água fervida. Deve-se servir o soro aos poucos, em colheradas durante o dia.

Mas muita atenção, pessoal! Casos graves precisam de cuidados médicos.

Cuide bem de seus pequenos e aproveitem o verão que está chegando.

Por

Médico Neurologista, Deputado Estadual SC e Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Notícias relacionadas

x