Médico Neurologista, Deputado Estadual SC e Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Coluna: Criança deve dormir cedo
Desde a época dos nossos avós, criança sempre foi cedo para a cama
21/03/2022
Desde a época dos nossos avós, criança sempre foi cedo para a cama. Era só jantar, ficar mais um pouquinho pela sala e já tinha de escovar os dentes, botar o pijama e ir para a cama.
Naquela época a ciência ainda não tinha tantas provas, mas a sabedoria popular comandava que as crianças não devem ficar acordadas até tarde. E os nossos antepassados tinham razão, pois o sono realmente ajuda a crescer e a aprender.
A infância é o período da vida onde crescemos com mais rapidez, tanto no corpo quanto na mente, quando adquirimos conhecimentos e habilidades. Na infância o cérebro se parece com uma esponja que absorve tudo, por isso as crianças são atentas, curiosas e aprendem com uma velocidade incrível.
Hoje a ciência já comprovou que as crianças não devem ficar acordadas até tarde, porque é durante o sono que o hormônio do crescimento age; isso quer dizer que quanto mais tempo a criança ficar acordada, menos o hormônio do crescimento poderá agir no seu corpo.
Dormir também é importante para a aprendizagem, pois é durante o sono que o cérebro da criança forma as sinapses neuronais, responsáveis por transformar as informações apreendidas durante o dia em conhecimento e memória.
Habilidades motoras e intelectuais se desenvolvem durante o sono, por isso as crianças devem dormir muitas horas e dormir bem, para crescer e se desenvolverem de forma saudável.
Quando a criança não dorme o suficiente, pode apresentar problemas como dificuldade de concentração, sonolência durante o dia, sensação de fadiga, e risco de obesidade – a criança acaba ficando mais estressada e ansiosa, podendo descontar essas sensações comendo em excesso, o que pode gerar um sobrepeso no futuro.
Cuide para que seu filho tenha sempre um sono em quantidade e qualidade suficientes para evitar problemas futuros desenvolver as suas capacidades físicas e intelectuais de forma integral, para ser uma criança saudável e feliz.
Não tenha medo de mandá-lo para a cama cedo, isso só vai ajudá-lo a crescer melhor.
Notícias relacionadas
Coluna: Dias e dias literários…
Em primeiro lugar, preciso me desculpar com os leitores desta coluna pela ausência involuntária, nesse espaço que tanto prezo. Desde o final de outubro e ao longo de novembro, uma série de eventos literários tomaram conta da agenda e me levaram para lá e para cá, inclusive para o Rio…