Colunistas | 18/05/2023 | Atualizado em: 18/05/23 ás 08:28

Coluna: A Propósito

Acontecimentos que marcaram a história

PUBLICIDADE
Coluna: A Propósito

Juliana Helena Pereira descreve a foto:

“Professoras da escola Albano Kanzler. O ano não sabemos, mas de ser 1978. Na sequência: Roseli, a segunda é minha vó, Veralba M. Freiberger Pereira, que era secretária escolar; dona Onélia diretora da escola; Marlice; nos fundos a Orleide, Marlene Nagel, Marlene (Educação Física), Dagmar, atrás a Traudi Reimer; nos fundos Gloris Vogel, Glória, Janete Franzner, Lorena Hanemann e Marisa Garcia”.

CURIOSIDADES

  • O casco é a característica mais famosa da tartaruga, já que é a principal proteção do animal. Contudo, também é parte da coluna do réptil. Essa proteção é uma mudança causada na coluna vertebral, caixa torácica e nas costelas da tartaruga.
  • Além de ser constituído de ossos diferentes, o casco, com quase 50 ossos, também possui uma camada de queratina. Mas nem todas as tartarugas possuem um casco tão duro, visto que algumas espécies têm uma cama de pele sobre ele.
  • Dentre as mais intrigantes curiosidades sobre as tartarugas está o sexo do animal ser influenciado pela temperatura ambiente. As tartarugas costumam colocar dezenas de ovos de uma única vez.
  • Mas o fator mais determinante para o gênero dos embriões (machos ou fêmeas) é a temperatura da areia. Caso esteja muito quente ou muito frio, haverá mais fêmeas do que machos no berçário.
  • Por sua vez, os machos são definidos de acordo com temperaturas mais intermediárias. Em alguns casos, como o da tartaruga chinesa, o embrião se movimenta dentro do ovo para ficar perto das temperaturas mais favoráveis a ele.
  • As tartarugas são capazes de respirar ar como qualquer outro réptil. Entretanto, elas conseguem ficar submersas por até 30 minutos. Mas, para isso elas precisam estar em boas condições de saúde.

FONÓGRAFO STANDAR ELETRIC

Com a chegada do Natal no ano de 1966, a indústria fonográfica despontava várias sugestões para presentes, principalmente para modernizar a execução de músicas, seja por meio de discos ou em rádio nas mais variadas frequências. À época, a lançou vários modelos de fonógrafos , em madeira com rico acabamento.

HOJE

Alfredo de Freitas Dias Gomes,  romancista, dramaturgo, autor de telenovelas e membro da Academia Brasileira de Letras, morreu no dia 18 de maio de 1999, em acidente de trânsito, em São Paulo. Estava em um táxi cujo motorista fez uma conversão na contramão batendo de frente com um ônibus. Dias Gomes, como era conhecido, tinha 76 anos.

Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Entrar no Canal
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região - Todos os direitos reservados.
guiwes.com.br