Colunas

Coluna: A força cor de rosa

A vida não é cor de rosa. Não, mesmo! E quando nos referimos às mulheres, existem muitos desafios a enfrentar e superar diretamente ligados à saúde. Culturalmente, é à mulher que cabe a execução de múltiplas tarefas. E mesmo as que se dedicam ao trabalho, aos estudos (ou  a ambos),…

08/10/2024

A vida não é cor de rosa. Não, mesmo! E quando nos referimos às mulheres, existem muitos desafios a enfrentar e superar diretamente ligados à saúde. Culturalmente, é à mulher que cabe a execução de múltiplas tarefas. E mesmo as que se dedicam ao trabalho, aos estudos (ou  a ambos), muitas vezes priorizam o bem-estar da família e esquecem de si mesmas. E daí a importância da campanha Outubro Rosa, de mobilização mundial, para reforçar que é preciso ter autocuidado, prevenir e tratar o câncer de mama.

 

E é justamente aí que entra a atuação da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Jaraguá do Sul, entidade sem fins lucrativos que há 37 anos desenvolve um trabalho de excelência junto à comunidade: é a “força cor de rosa” movida pelo voluntariado. 

 

 

 

 

A arrancada da campanha Outubro Rosa em Jaraguá do Sul foi na manhã do último sábado (5), quando a Praça Angelo Piazera foi palco da ação “Prevenção na Praça – Motivando hábitos que vêm para o bem”, com orientações, distribuição de materiais para o público. Paralelamente aconteceu o Pedágio Solidário em pontos espalhados pela cidade, que resultaram na arrecadação de R$ 35.584,93, para os tratamentos e atendimentos da instituição, que se mantém por meio de repasses dos governos federal, estadual e municipal, de doadores e de promoções ao longo do ano.

 

Brechó da Rede

 

Paralelamente às iniciativas na Praça Angelo Piazera e do Pedágio Solidário, o Brechó da Rede, na sede da Rua Walter Marquardt, abriu as portas para a comercialização de roupas, calçados e acessórios a preços acessíveis, novos e seminovos. Os destaques são para a camiseta desse ano, com os dizeres “Motivando hábitos que vêm para o bem”, sombrinhas, viseiras e bottons.

 

A lojinha também oferece exemplares do livro “Um olhar diferente para a vida – Os 35 anos da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Jaraguá do Sul”, escrito por esta colunista e lançado em 2022 pela Design Editora. A obra conta a história, os desafios e vitórias alcançadas pela entidade, que ao longo de décadas alcançou respeito e credibilidade junto à comunidade jaraguaense. O Brechó da Rede atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h30 às 16h30. O espaço recebe doações para serem colocadas à venda. Tudo o que é arrecadado é revertido integralmente à entidade.

 

 

 

Voluntária Liana Maria Segalla com a camiseta da Rede Feminina de 2024, à venda no Brechó da Rede Feminina. Fotos: Sônia Pillon

 

 

Marta Teresinha Jantz, Márcia Vieira e Elizete Cristina Rosa no suporte do Brechó da Rede, na manhã  de sábado, que ofertou artigos novos e seminovos

 

 

Quadro demonstrativo de atendimento teve maior registro em 2019. O maior desafio é atrair o público-alvo para a realização de exames periódicos de prevenção

 

Por

Sônia Pillon é jornalista e escritora, formada em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduada em Produção de Texto e Gramática pela Univille. Integra a AJEB Santa Catarina. Fundadora da ALBSC Jaraguá do Sul.

Notícias relacionadas

x