Jaraguá do Sul

Destinação de escola pública para o Colégio PM gera críticas e protestos

Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires – Unidade Jaraguá do Sul, tem gerado protestos na comunidade e repercutiu na Câmara de Vereadores

22/10/2024

A anunciada destinação da Escola Darci Franke Welk, do bairro São Luís, para a Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires – Unidade Jaraguá do Sul, tem gerado protestos na comunidade e repercutiu na Câmara de Vereadores na sessão de quinta-feira (17). A PM anunciou que ficará definitivamente no prédio, afetando o ensino médio público existente no local

 

O vereador Luís Fernando Almeida destacou sua preocupação com os impactos dessa decisão para os estudantes da região. “O que significa o movimento #ficaDarci? É que a Escola Darci Franke Welke está sendo totalmente direcionada para a escola militar. Isso afeta os jovens, que terão que se deslocar para outras regiões distantes para continuar seus estudos”, afirmou.

 

colégio

Segundo Almeida, o acordo inicial previa a ocupação temporária do espaço pelo Colégio Militar, mas agora a mudança será permanente, afetando cerca de 400 alunos. Ele ressaltou que muitos desses estudantes, especialmente aqueles que trabalham durante o dia, vão enfrentar dificuldades logísticas e financeiras para se deslocar até escolas em bairros mais distantes.

 

 

A vereadora Nina Santin Camello expressou seu apoio à Moção, destacando a importância de dar voz às demandas da população local. A vereadora Sirley Schappo também criticou, relembrando que no início do projeto, foi informado que o uso do prédio seria temporário, mas agora, a decisão se tornou definitiva, deixando os estudantes de ensino médio sem a escola que foi construída para atender a comunidade local.

 

 

Ela disse que a comunidade do entorno, que inclui os bairros São Luís, Tifa Martins, Chico de Paulo, entre outros, precisa da escola no local, e não faz sentido “despir um santo para vestir outro”.

 

 

Comunidade se mobiliza e cobra do Governo do Estado uma solução

 

A Escola Darci Franke Welk, do Tifa Martins, será utilizada apenas pela equipe docente da Polícia Militar e alunos matriculados no Colégio Militar Feliciano Nunes Pires. A informação pegou a comunidade e os pais dos alunos que já estudavam na escola de surpresa, uma vez que as instalações do estabelecimento eram compartilhadas pelos alunos do ensino regular e alunos militares.

 

Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires – Unidade Jaraguá do Sul, tem gerado protestos na comunidade e repercutiu na Câmara de Vereadores

 

Com a decisão, já a partir deste ano, não serão abertas novas matriculas e também não se sabe onde os alunos que estão completando o ensino fundamental das escolas próximas da Darci Franke Welk estudarão no ensino médio.

 

A comunidade realizou assembleia no dia 17, reunindo mais de 200 pais, quando ficou decidido uma cobrança firme da Secretaria de Estado da Educação sobre o fechamento da escola. A indignação é grande. O caso já repercutiu na Câmara de Vereadores e Assembleia Legislativa e está sendo levado também para as autoridades locais.

 

Uma das propostas é que o Estado construa um novo prédio para a Escola Policial Militar, ou utilize outra escola, como a Heleodoro Borges, que tem menor número de alunos. Atualmente, o Colégio Militar conta com cerca de 70 alunos e está com 75 vagas abertas para o próximo ano. A Escola Darci Franke Welk tem capacidade de atender 450 alunos do ensino médio.

 

 

Quer saber mais sobre “Destinação de escola pública para o Colégio PM gera críticas e protestos”  primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x