Brasil

CLIENTES DA SHOPEE, SHEIN e ALIEXPRESS DEVEM ESTAR ATENTOS AS NOVAS NORMAS DE COMPRAS, NOTÍCIA DE HOJE

Situação vai depender de qual estado eo cliente reside e faz a compra. Pode acontecer de uma compra na Shein tenha o dobro do preço.

15/04/2023

Atenção ao alerta, brasileiros! A decisão do Governo Federal de voltar a exigir taxação de importações de até US$ 50 (aproximadamente R$250) mesmo em envio de pessoas físicas ainda está causando polêmica.

Na matéria que acaba de sair hoje, você poderá ver que analistas estão fazendo as contas e descobrindo que em alguns casos, a mercadoria que o cidadão compra na Shopee, na Shein ou na AliExpress pode ficar mais do que 100% mais cara.

Em regra geral, a ideia do imposto é cobrar o patamar de 60% sobre o valor aduaneiro. Trata-se de um tributo de 60% sobre a soma dos valores do produto com os fretes.

Na prática, o cidadão vai ter que pagar mais caro independente da região ou do estado em que está morando atualmente.

Contudo, há um segundo ponto que precisa ser considerado. Para além desta taxação de 60% sobre o valor aduaneiro, é preciso lembrar dos impostos estaduais que incidem sobre esta compra.

De acordo com informações oficiais, cada unidade da federação possui uma alíquota própria de cobrança de IPI, PIS, Cofins e ICMS, por exemplo. Tudo isso pode pesar ainda mais no final da compra.

 

Haddad não conhece a Shein

No meio da polêmica envolvendo o fim da isenção de importação para determinados produtos chineses, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) comentou o assunto em viagem à China.

Entre outros pontos, ele disse que não conhece a Shein e que só usa a Amazon para realizar compras. Veja:

Leia matéria completa em notícias e concursos clicando aqui

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp

Por

Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.

Notícias relacionadas

x