Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.
Cinco vice prefeitos eleitos em 2020 agora são prefeitos efetivos
Saiba mais:
07/12/2023
Politicamente, 2023 entrou na história como o pior para a região do Vale do Itapocu. Com quatro prefeitos envolvidos na quarta fase da Operação Mensageiro
, que apurou suspeitas de fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro no setor de coleta e destinação de lixo e saneamento público em diversas regiões de Santa Catarina.
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e o Grupo Especial Anticorrupção (GEAC) do Ministério Público de Santa Catarina, cumpriu, no final de abril, 18 mandados de prisões preventivas e 65 mandados de busca e apreensão.
Da região, estão envolvidos os municípios de Guaramirim, Schroeder, Corupá e Massaranduba. Os mandados foram requeridos pelo MPSC e expedidos pelo Tribunal de Justiça de SC, após a análise dos depoimentos de testemunhas, dos investigados e das provas coletadas nas primeiras fases da Operação.
Os prefeitos acabaram presos e somente o de Guaramirim segue encarcerado. Ambos renunciaram aos seus mandados.
O último a renunciar foi Sésar Tassi, de Massaranduba, na segunda-feira (4). Por Decreto Legislativo, a Câmara declarou vago o cargo e convocou o prefeito em exercício, Odenir Deretti, para assumir, o que ocorreu no final da tarde do dia 5 de dezembro.
Com isso, cinco cidades da região têm, agora, os vice-prefeitos eleitos em 2020 como prefeitos: Corupá, Massaranduba, Guaramirim e Schroeder.
E também Jaraguá do Sul, pelo motivo da renúncia do prefeito Antídio Lunelli, em 1º de abril de 2022, para tentar concorrer a governador do Estado.
São eles: Cláudio Finta, Odenir Deretti, Osvaldo Devegili, Lauro Tomczak e José Jair Franzner. O MDB perdeu a titularidade das prefeituras de Massaranduba, Corupá e Schroeder. E quem mais ganhou foi o PP, com Deretti e Tomczak.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline