Relações Públicas RP 4173 Editora, redatora. e pós-graduanda em Copywriting e Escrita Criativa
Cidasc alerta para risco de intoxicação por mexilhões em Santa Catarina
Consumo de moluscos retirados de costões e ilhas pode causar problemas gastrointestinais
06/01/2025
A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) emitiu um alerta após relatos de intoxicação por ficotoxina em pessoas que consumiram mexilhões retirados de costões nos municípios de Laguna, Imbituba e na localidade do Pântano do Sul, em Florianópolis. Os casos foram comunicados no dia 28 de dezembro de 2024 pela Polícia Militar Ambiental e redes sociais.
Até o momento, análises realizadas nas áreas de cultivo monitoradas em Santa Catarina não identificaram a presença da toxina. No entanto, os municípios de Imbituba e Laguna, que não possuem áreas de produção oficial, apresentaram níveis preocupantes em mexilhões extraídos de áreas não monitoradas.
Após a coleta de amostras nos dias 29 de dezembro de 2024, os resultados divulgados em 2 de janeiro de 2025 apontaram:
- Áreas de produção monitoradas: Sem detecção de ficotoxinas nas fazendas marinhas de Florianópolis e Palhoça, o que garante segurança para consumo.
- Costões e ilhas: Níveis de ácido okadaico acima do permitido foram encontrados em amostras de mexilhões de Florianópolis, Imbituba e Laguna, representando risco à saúde pública.
Recomendações para o consumo
A Cidasc reforça que o consumo seguro de moluscos depende da sua procedência. As principais orientações são:
- Evitar moluscos bivalves retirados de costões e ilhas.
- Consumir apenas produtos de áreas de cultivo monitoradas pela Cidasc, com certificação de inspeção oficial (SIM, SIE, SIF).
- Restaurantes e consumidores devem exigir garantia de procedência dos moluscos adquiridos.
Sintomas de intoxicação
A toxina ácido okadaico não afeta os moluscos, mas pode provocar enjoo, diarreia e vômito em humanos. Em caso de sintomas, é recomendado buscar atendimento médico imediato e notificar a Vigilância Sanitária ou a Cidasc pelo telefone 0800 644 8500.
Monitoramento constante
Santa Catarina, maior produtor nacional de moluscos bivalves, mantém o Molubis: Programa Nacional de Moluscos Bivalves Seguros, que realiza monitoramento permanente nas áreas de cultivo, assegurando a qualidade e segurança do produto para produtores e consumidores.
Fonte: https://www.cidasc.sc.gov.br/
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital