Jornalista a 47 anos escrevendo a história de Jaraguá do Sul e do Vale do Itapocu, com credibilidade.
Jaraguá do Sul conta com dois programas de grande importância nas escolas, como o Proerd da Polícia Militar de SC, voltado à não violência e resistência às drogas e, o Proeva, do Samae, focado na valorização da água.
A partir de 2025, passa a contar com a Escola de Trânsito Pública, que será construída junto ao Parque Arena, numa área de aproximadamente 2 mil metros quadrados, cujo projeto executivo já está pronto via Secretaria de Planejamento e Urbanismo e aprovado pelo prefeito Jair Franzner.
De acordo com o secretário Gildo Martins de Andrade Filho, a ideia foi gestada em 2017 e agora, efetivamente, vai sair do papel. O projeto deve ser licitado nas próximas semanas e a obra executada durante o ano, para início das atividades em 2025 como um programa permanente voltado aos 5º anos do ensino fundamental das escolas públicas e privadas.
Andrade explica que no Brasil existe muitas cidades com escolinhas de trânsito, mas a de Jaraguá do Sul será única no seu modelo e concepção. Além de uma construção com salas de aula, a área contará possivelmente com um carrinho elétrico e bicicletas.
Os estudantes, durante as aulas sobre trânsito, trafegarão em um cenário dotado de placas de sinalização, faixas de pedestres, cruzamentos, semáforos, lombadas e outros elementos comuns nas ruas de uma cidade. Durante o circuito receberão orientações e aprenderão regras básicas de trânsito.
Paralelamente, os professores vão acompanhar as instruções, mas também os pais e/ou responsáveis poderão se utilizar do espaço, acompanhar os filhos, criar fatores de proteção e, sobretudo, educar por meio do exemplo, seja como condutores e ou pedestres. programa
Educação no trânsito e preparo dos futuros condutores são os objetivos
O secretário Gildo Andrade Filho comenta que o propósito da educação infantil para o trânsito é formar cidadãos mais conscientes, cuidadosos e responsáveis, de modo a tornar a preservação da vida uma prioridade. Além disso, uma criança bem informada pode fazer os mais velhos recordarem aquelas regras básicas. programa
“Esse é um tema de extrema importância, pois ensina valores essenciais ao ser humano, como cordialidade, solidariedade, respeito, além da responsabilidade. As aulas sobre o trânsito na escola pública que será construída em 2024 no Parque Arena, também vai preparar adultos sem medo das estradas”, pondera.
Por ser parte dos direitos e deveres dos cidadãos no espaço público, a educação para o trânsito deve ser ensinada desde cedo, pois, ainda que as crianças não dirijam, logo serão pedestres, ciclistas e passageiras. Elas também aprendem o significado de ter educação no trânsito, algo esquecido por muitos motoristas após anos de estrada.
“A infância é uma fase na qual o indivíduo começa a entender o seu papel na sociedade, enxergando-se como parte dela. Por isso, insistimos na necessidade de se abordar o tema o quanto antes”, comenta.
O projeto foi elaborado pela Diretoria de Planejamento, da Secretaria de Planejamento e Urbanismo.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline