Jaraguá do Sul

Município supera grandes capitais em áreas urbanas para ciclistas

Ciclofaixas se estendem por 90 quilômetros e ciclovias em torno de 10 quilômetros. Jaraguá do Sul está muito à frente dos primeiros colocados da lista no quesito mobilidade ciclística

29/08/2024

Embora o número não seja o ideal, a micromobilidade em Jaraguá do Sul está em curva ascendente. Em recente levantamento feito pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, o sistema cicloviário da cidade se destaca no comparativo com outros municípios, inclusive capitais de estado.
Analisando os dados divulgados pela Associação Brasileira do Setor de Bicicletas quanto ao ranking nas capitais brasileiras (2023), os técnicos da Secretaria constataram que Jaraguá do Sul está muito à frente dos primeiros colocados da lista no quesito mobilidade ciclística para cada grupo de 100 mil habitantes.

 

ciclo

São cerca de 90 quilômetros de ciclofaixas e em torno de 10 quilômetros de ciclovias. A rota de bicicleta (ciclovia), são as ciclofaixas separadas da faixa de veículos por tachões; calçada compartilhada é o local onde é permitida a circulação de bicicletas na calçada e a calçada partilhada é definida como faixa de pedestres compartilhada com ciclofaixa.

 

O sistema cicloviário da cidade, quando comparado com outras, mostram dados interessantes. O secretário de Planejamento e Urbanismo, Gildo Martins de Andrade Filho, revela que dados da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas, relativo a 2023, confirma que Jaraguá do Sul tem 57,69 km de faixas para ciclistas por 100 mil habitantes. A Capital do Estado tem 24,4 km, Curitiba 13,76 km, São Paulo 5,7 km e Belo Horizonte 4,6 km para cada grupo de 100 mil moradores.

 

Andrade explica que os investimentos no setor são contínuos. Existe em projeto de 13 km para receber a pintura em várias regiões da cidade, inclusive a rua Antônio Carlos Ferreira até a rua João Planincheck.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x