Santa Catarina

Chuvas causam estragos no Estado

Chuva deixou rastros e causou estragos. Na Grande Florianópolis, diversos bairros ficaram alagados. Em Balneário Camboriú e Itajaí falta de abastecimento de água e deslizamento de pedras foram registrados

16/04/2024

 

Desde o último sábado, 13, o tráfego está interrompido nos dois sentidos, na BR-101, na altura do Morro dos Cavalos, em consequência dos estragos causados pelas chuvas. Novidade? Nenhuma. Imprevisto? Também não. Até porque o trecho, que fica sob a responsabilidade da Arteris Litoral Sul, é um velho conhecido da Defesa Civil e demais órgãos e autoridades do Estado, que estão sempre atuando para “liberar a pista”.

 

 

Ou seja, ninguém – muito menos a concessionária que é responsável pelo trecho da rodovia – foi pego desprevenido pela chuva. E mais uma vez, a população paga a conta. O sul do estado, por exemplo, fica praticamente isolado em uma situação dessas.

 

 

 

chuva

Chuva deixou rastros e causou estragos

 

 

Será mesmo que ainda não encontraram uma solução viável e definitiva para evitar a interrupção do tráfego na região? E se a Arteris não toma atitude, porque a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) não cobra a solução?

 

 

 

Talvez porque a solução encontrada esbarre no adicional milionário do contrato que a Arteris pede para a construção dos túneis que ficaram de fora do projeto original.

 

 

 

Nesta segunda-feira, 15, a pista seguia sem previsão para ser liberada e os motoristas, que não estavam presos na fila, precisaram fazer longos desvios para conseguir seguir viagem.

 

 

 

Infelizmente, não foi só na BR que a chuva deixou rastros e causou estragos. Na Grande Florianópolis, diversos bairros ficaram alagados. Em Balneário Camboriú e Itajaí falta de abastecimento de água e deslizamento de pedras foram registrados.

 

 

 

No Estado, 82 pessoas estão desalojadas e 11 desabrigados no município de Palhoça. A cidade de Paulo Lopes emitiu decreto de situação de emergência, e os municípios de Garopaba, Águas Mornas e São José avaliam a possibilidade de emitirem decretos.

 

 

 

Nova diretora do Procon SC

 

 

 

Nesta segunda-feira, 15, a delegada Michele Alves Correa Rabelo assumiu a Diretoria de Relações e Defesa do Consumidor do Procon SC. Ela foi nomeada pelo Governador Jorginho Mello na última sexta-feira, 12, para ocupar o cargo deixado por Roberto Salum, que foi exonerado no último mês após denúncias de assédio moral e sexual no órgão.

 

 

 

chuvas

 

 

 

Michele, que ocupava o cargo de diretora de Polícia da Grande Florianópolis, também já atuou na Academia de Polícia Civil (ACADEPOL), como coordenadora pedagógica, e na assessoria jurídica da Secretaria de Segurança Pública e da Polícia Civil de Santa Catarina. Ela também já esteve na Delegacia de Repressão a Roubos da Capital e foi a primeira mulher delegada a atuar na Gerência de Fiscalização de Jogos e Diversões Públicas e Produtos Controlados. Em 2018, foi titular da DPCAMI da Capital e, no ano seguinte, assumiu a Delegacia Regional de Palhoça.

 

 

 

Michele pode ser o alento que o governador precisa no órgão que, ultimamente, tem sido centro de tantas polêmicas.

 

 

 

Ministro dos transportes

 

 

 

Na próxima quinta-feira, 18, o ministro dos transportes Renan Filho virá a Santa Catarina para inauguração do Ponto de Parada e Descanso da BR-101, na altura do km 220, em Palhoça. A estrutura, que já está pronta desde fevereiro, fica ao lado do posto da PRF e conta com 43 vagas de estacionamento, sanitários com chuveiros, sala de descanso, refeitório e espaço para comércio de itens essenciais, além de vestiários com acessibilidade para os motoristas.

 

 

Tomara que até lá as pistas não estejam interditadas por conta das chuvas.

 

 

 

Projeto Planalto Norte

 

 

 

A SCGÁS, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), irá apresentar o projeto Planalto Norte, no dia 23 de abril, na Associação Empresarial de Canoinhas, com o objetivo de levar para o mercado local as aplicações do gás natural e as oportunidades de negócio a partir da construção da rede isolada – sistema de fornecimento de gás que não está conectado à rede principal e usa GNC ou GNL transportados por caminhões. Além disso, o evento irá discutir o planejamento a longo prazo para a interligação a RDGN.

 

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.

Notícias relacionadas

x