Uma das formas mais práticas para ter acesso à internet na Europa é já viajar com um chip internacional comprado no Brasil, atualmente no mercado existem várias empresas que comercializam chips internacionais. Confira a seguir algumas informações para não ficar sem internet durante sua viagem.
Um chip internacional é praticamente um chip de smartphone igual ao que você usa aqui no Brasil. Entretanto, esse tipo de chip funciona apenas para utilizar o tráfego de dados, ou seja, com essa ferramenta você não consegue fazer ligações diretas ou enviar mensagens, porém você pode ter acesso à internet e dessa forma fazer chamadas via WhatsApp e nos demais aplicativos após autenticar seu chip conforme orientação da operadora
.
Assim como qualquer outro chip de celular você precisa colocar ele no compartimento de SIM Card para que ele funcione corretamente, e após fazer a instalação é necessário que faça uma configuração quando chegar ao seu primeiro destino.
Mas não se preocupe, geralmente o chip já vem com todas as explicações detalhadas do que você precisa fazer neste processo de instalação. Após finalizar a configuração você já pode navegar à vontade na internet em todos os destinos que passar pela Europa.
Geralmente ao comprar um chip internacional antecipadamente os planos oferecidos já são “fechados”, entretanto cada operadora viabiliza uma forma de utilizar essa ferramenta.
Nesse caso é importante antes de contratar um plano consultar a forma de fazer esse procedimento e verificar o tempo de uso de cada plano, pois caso você precise fazer uma recarrega é importante que não seja pego de surpresa, por isso deixar uma quantia de dinheiro já separada para esse procedimento pode evitar transtornos.
■
O primeiro cuidado que você deve ter ao adquirir seu chip internacional é se certificar o tempo de uso do seu plano e a quantidade de dados e se ele é limitado ou não. Em segundo lugar você deve ficar atento aos valores, pois os pacotes são geralmente cobrados na moeda utilizada no destino, por isso, pesquise os valores e áreas de cobertura antes de adquirir o chip, e nesse sentido escolha o plano que seja compatível ao seu perfil.
■
Atualmente o acesso à internet é indispensável para tudo, e quando estamos em uma viagem internacional tais necessidades se tornam ainda mais importantes, pois precisamos da internet o tempo todo, seja para consultar suas reservas, compartilhar fotos, utilizar mapas, localizar hotéis e restaurantes e principalmente mandar notícias para família e amigos.
E tudo isto só é possível se estivermos um chip de dados para nos conectarmos a uma rede de internet.
■
Para cadastrar seu chip basta inserir ele no seu aparelho e seguir o passo a passo da configuração, e se você comprar ele diretamente em uma loja da operadora você pode contar com a ajuda dos atendentes e já sair com ele configurado.
Se optar por comprar um chip internacional online, saiba que cada um tem uma configuração, mas basta seguir o passo a passo e assim ele estará habilitado quando você chegar ao seu destino.