Centro Científico e Ambiental começa a se tornar realidade em Schroeder
A implantação do Centro de Educação Científica e Ambiental de Schroeder – Cecas, junto ao prédio da Escola Leonete Bauer Walz, no Bracinho, está se tornando realidade
10/06/2020
O Governo Municipal de Schroeder, que encerra o mandato em dezembro, deixará um legado na área educacional, ambiental e cultural. A implantação do Centro de Educação Científica e Ambiental de Schroeder – Cecas, junto ao prédio da Escola Leonete Bauer Walz, no Bracinho, está se tornando realidade.
Na semana passada a Prefeitura celebrou convênio com o Ministério Público de Santa Catarina, assegurando recursos no valor de R$ 458.084,73 a ser repassado em duas parcelas, para a reforma e adaptação do espaço físico e compra de domos planetário e sistema de projeção para a implantação do Cecas.
O espaço terá também um viveiro de mudas de árvores nativas e frutíferas, jardim sensorial e trilha na mata aos fundos da escola, que conta inclusive com um riacho, para estudo e identificação das espécies vegetais existentes. Os investimentos físicos no prédio que abrigava a escola municipal se darão na acessibilidade em todas as instalações, atendendo à legislação.
Leia mais:
Schroeder confirma 20 casos de coronavírus no município
Corpus Christi não terá os tradicionais tapetes e procissão
Conheça a Tyto, filhote de coruja resgatada pela FUJAMA após cair do ninho em uma empresa
De acordo com Tânia Dantas, da Defesa Civil, que lidera o projeto, desde o primeiro instante o prefeito Osvaldo Jurck e o vice-prefeito Adriano Kath deram total apoio. “Os recursos, sem a necessidade de devolução virão do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados do Ministério Público de SC”, registra.
O Centro de Educação Científica e Ambiental de Schroeder contará com parcerias para viabilizar as etapas de implantação e funcionamento. A Prosul, que trabalha na área ambiental da duplicação da BR-280 já confirmou parceria com dois biólogos e cessão de mudas no primeiro momento, além do Instituto Federal de SC (IFSC), com o qual se discute a participação na área de astrofísica.
Uma faculdade de biologia da região será contatada para que adira à iniciativa, dado ao caráter regional do Cecas e o seu objetivo.
Notícias relacionadas
VÍDEO: em cena rara, onças-pardas são flagradas em rio no Norte de SC
Imagine estar em um rio e de repente flagrar três onças-pardas nadando ao seu lado. Foi o que aconteceu com um grupo de pescadores no último domingo (6), no Rio Palmital, entre Garuva e Joinville, no Norte catarinense. A cena rara foi registrada pelos próprio pescadores, que não esconderam sua…