Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.
Celesc faz relato sobre ocorrências na região e reforça investimentos
As diretorias da Acijs e da CDL receberam na sexta-feira (12) representantes da Celesc, que fizeram um relato sobre as ocorrências que causaram um apagão no fornecimento de energia elétrica em Jaraguá do Sul e região
16/01/2024
As diretorias da Acijs e da CDL receberam na sexta-feira (12) representantes da Celesc, que fizeram um relato sobre as ocorrências que causaram um apagão no fornecimento de energia elétrica em Jaraguá do Sul e região, em vários dias da semana da semana passada.
Conforme o diretor de Distribuição, Cláudio Varella do Nascimento, e o gerente da Agência Regional de Jaraguá do Sul, Danilson Mendes Wolff, uma conjugação atípica de fatores foi determinante para o comprometimento do sistema que abastece a região, atendida por duas redes de transmissão a partir de Blumenau e Joinville.
Como resultado, a situação afetou mais de 80 mil unidades consumidoras na região, incluindo domicílios residenciais, empresas e estabelecimentos comerciais.
Na explicação foram detalhados aspectos que causaram os problemas no fornecimento: o primeiro fato ocorreu devido à queda de duas torres na linha Blumenau-Jaraguá, na região de Rio da Luz, por conta das fortes chuvas e vento, no dia 9,
agravada por uma miniexplosão atmosférica, e uma sobrecarga do sistema na linha Joinville-Jaraguá, por causa do calor excessivo que, emergencialmente, suportaria o abastecimento.
Segundo eles, a temperatura elevada, que fez aumentar a demanda, acabou causando o dano à rede na região da Rodovia do Arroz, em Guaramirim.
Para sanar o problema e restabelecer o fornecimento de energia, a Celesc mobilizou mais de 50 profissionais entre técnicos e engenheiros, com a tarefa de restaurar as torres de transmissão e reconfigurar o sistema.
Estas equipes mobilizaram profissionais das regionais de Jaraguá do Sul, Joinville, Florianópolis, Blumenau, Lages, Itajaí e Tubarão.
A Celesc afirma que os serviços seriam concluídos até domingo, permitindo a plena normalização das atividades na segunda-feira.
Os representantes da Celesc se comprometeram em informar previamente, caso seja necessária alguma interrupção nos próximos dias.
Os representantes da Celesc explicaram que as ocorrências que envolvem principalmente fenômenos climáticos, associados a impactos no sistema de abastecimento de energia, vêm ocorrendo acima da média histórica.
“Nos períodos de 2020 a 2022, a média foi de 28 a 32 eventos climáticos por ano, em 2023 foram 49 situações associadas a minitornados, micros e mini explosões como a desta semana, e temporais com ocorrências de enxurradas e deslizamentos”, comentou Varella.
Entidades reafirmam importância de investimentos já anunciados
No encontro, as diretorias da Associação Empresarial e Câmara de Dirigentes Lojistas de Jaraguá do Sul ressaltaram o esforço da Celesc em buscar soluções emergenciais, devido à complexidade que envolveu a coincidência de danos causados pela intempérie climática e a sobrecarga devido ao elevado consumo por conta da temperatura.
Para o setor empresarial, entretanto, é necessário cumprir o plano de investimentos, para atender a região na sua capacidade de fornecimento.
O plano anunciado em agosto do ano passado durante visita do governador Jorginho Mello à região, que representa a aplicação de R$ 265,3 milhões nos municípios da região do Vale do Itapocu, compreende uma nova linha de transmissão ligada ao sistema nacional,
reforçando as duas linhas existentes (Blumenau e Joinville), que já está sendo executada e tem previsão de entrega até novembro deste ano, e duas novas subestações em Guaramirim e em Jaraguá, com previsão para 2024 e 2026, respectivamente.
Com estes investimentos, a expectativa é suprir a demanda por período de 12 a 20 anos.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline