Continue a leitura para descobrir mais sobre a origem, uso adequado e o papel vital da cedilha na ortografia portuguesa.
A cedilha é um sinal diacrítico utilizado para alterar a pronúncia da letra C, conferindo-lhe o som de /s/. Surgiu no castelhano no século XI e, apesar de não ser mais usada nesse idioma após uma reforma ortográfica no século XVIII, foi incorporada ao português e a outras línguas.
O termo “cedilha” vem de “cedilla”, um diminutivo de “ceda”, o antigo nome da letra zeta (Z em espanhol). Assim, cedilha significa “pequeno Z”. Sua forma atual deriva da escrita gótica medieval ꝣ, adaptada do alfabeto latino.
Originalmente, o sinal tinha um design ligeiramente distinto, parecido com um C e um Z sobrepostos. Ao longo do tempo, evoluiu para o símbolo conhecido hoje.
A letra Ç é adequadamente chamada de cê-cedilha ou cê cedilhado, enquanto o sinal em si é conhecido como “cedilha”. É usado quando o C tem som de /S/ antes das vogais A, O e U, formando as sílabas “ça”, “ço” e “çu”.
Essa mudança sonora serve para diferenciar o som de /K/, típico em palavras como “ca”, “co” e “cu”, do som /S/ em “ça”, “ço” e “çu”.
Conteúdo postado por concursosnobrasil
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline
A partida pelo Campeonato Catarinense aconteceu em Tubarão
Horóscopo de domingo 6 de abril de 2025
Pesquisa Quaest revela que a imagem de Lula piora com sua exposição pública. Programas do…
Saiba quais são os jogos de hoje e onde assistir tudo!
Athletico derrota Paysandu no Pará e Goiás ganha do Amazonas
Zion Berchtold está em Ponta Grossa-PR para a estreia da competição nacional
This website uses cookies.