Caso de “vaca louca” vai impactar no preço da carne? Entenda
Confederação da Agricultura e Pecuária explica o impacto do caso para produtores e consumidores
24/02/2023
A confirmação de um caso da doença conhecida como “mal da vaca louca” no Brasil, com consequente suspensão das exportações de carne bovina para a China, não vai impactar de imediato no preço da proteína para o consumidor no Brasil. O diretor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), Bruno Lucchi, explicou nesta quinta-feira (23) em entrevista ao SBT News, que a variação vai depender do tempo que será mantido o bloqueio das vendas para o país asiático. Somente se demorar muito, como ocorreu em 2021, quando o embargo durou mais de cem dias, é que o valor pode cair para o produtor.
Isso ocorre porque o mercado interno já absorve a maior parte do consumo e os exportadores também têm outros países para explorar.
“O Brasil é nosso principal mercado. 72% do que se produz fica no aqui. Dos 28% que são exportados, mais de 50% vão para a China. Mas, o Brasil exporta para mais de cem países hoje e esse animal pode ser direcionado a outros locais ou ser passado para o consumidor brasileiro”, detalhou.
Bruno Lucchi também ressaltou que não há nenhum risco em relação ao consumo desta carne. “O abate segue normal. O animal que teve os sintomas confirmados da doença foi abatido e os animais da fazenda estão em quarentena. A suspensão da exportação para a China só ocorre porque faz parte de um protocolo entre os dois países”, explicou. Ele defende, inclusive, que o Ministério da Agricultura discuta formas de rever o protocolo chinês.
Conteúdo original publicado por SCC10
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital