Casa de ambientalistas do Rã-bugio é alvo de tiros em Guaramirim
O casal Woehl acha que os disparos foram uma forma de intimidação, por terem denunciado irregularidades, como uma forma de retaliação à sua atuação
04/07/2022
O Instituto Rã-bugio para Conservação da Biodiversidade é uma organização não governamental – ONG – ambientalista, entidade sem fins lucrativos, que tem sede em Jaraguá do Sul, mas foi iniciada em Guaramirim, na região do Brüderthal. Foi legalmente constituído no dia 5 de abril de 2003 na forma jurídica de “associação”, para institucionalizar o trabalho voluntário do casal Elza e Germano Woehl Junior que, desde 1998, vêm desenvolvendo projetos de educação ambiental na região de Jaraguá do Sul.
É qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). O Instituto Rã-bugio atua em rede com escolas do ensino fundamental e médio para promover a Educação Ambiental focada na conscientização das crianças e adolescentes sobre a importância dos serviços ambientais das áreas remanescentes de Mata Atlântica, sobretudo na proteção dos mananciais e da rica biodiversidade.
Tem premiações nacionais e internacionais pelo trabalho desenvolvido na área ambiental. O casal reside numa reserva ambiental em Guaramirim, onde a ONG foi criada e afirma ter sido vítima de um ataque a tiros no dia 28 de junho. Segundo informações, os disparos foram feitos contra a residência e não deixou feridos.
O casal Woehl acha que os disparos foram uma forma de intimidação, por terem denunciado irregularidades, como uma forma de retaliação à sua atuação. No dia dos disparos, apenas a professora Elza Woehl estava em casa. Germano estava em Itaiópolis, onde o casal possui uma reserva particular.
Segundo Germano declarou ao G1, “parte dos tiros foi em direção ao banheiro. Os outros tiros foram em direção à nossa casa. A munição pegou na parede, ao lado da porta da garagem, e sete chumbos entraram na casa, atravessaram a porta da garagem. Um deles ricocheteou, quebrou a porta de vidro interna e atingiu a sala, exatamente onde eu fico”, disse.
A Polícia Militar foi acionada ainda na sequência do ataque. O casal também registrou um boletim de ocorrência.
Áreas protegidas
O Instituto Rá-bugio administra duas áreas protegidas, a RPPN Santuário Rã-bugio, em Guaramirim e a RPPN Corredeiras do Rio Itajaí, em Itaiópolis.
A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Santuário Rã-bugio é uma área protegida, de interesse público, que integra o Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC.
A área da RPPN é 4,75 hectares (47.500 m2) com Mata Atlântica em estágio avançado de regeneração e primária e dispões de trilhas interpretativas, onde os estudantes podem observar a biodiversidade da Mata Atlântica de plantas e animais.
Neste local são desenvolvidas as atividades de educação ambiental do Instituto Rã-bugio, em Guaramirim.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!
Notícias relacionadas
MS aprova projeto para ampliar atendimentos médico-assistenciais
Portaria do Ministério da Saúde aprovou o projeto “Ampliação dos Atendimentos Médico-Assistenciais para Pessoas com Deficiência da Apae de Guaramirim”. A iniciativa tem como objetivo principal atender à crescente demanda de serviços especializados voltados para pessoas com deficiência, reduzindo as filas de espera e proporcionando um atendimento mais abrangente e…