Saúde

Campanha “Unidos pelo Único” marca o Dia Mundial do Câncer

Campanha “Unidos pelo Único” marca o Dia Mundial do Câncer e reforça importância do atendimento centrado nas pessoas

04/02/2025

Campanha “Unidos pelo Único” marca o Dia Mundial do Câncer – A União para o Controle Internacional do Câncer (UICC), ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS), anunciou o lançamento da campanha “Unidos pelo Único” para marcar o Dia Mundial do Câncer hoje, 4 de fevereiro. Pois a iniciativa compreende o período de 2025 a 2027 e propõe uma estratégia de abordagem ao tratamento do câncer que “a pessoa, antes do paciente”. Contudo, o objetivo é consolidar o entendimento de que cada experiência com o câncer é singular.
Considera-se não apenas os mais de 200 tipos diferentes da doença, mas também as circunstâncias socioeconômicas, valores e preferências individuais de cada um, entre outros aspectos.

 

Campanha “Unidos pelo Único”

reprodução

 

 

Por causa de dados da UICC, sabe-se que em 2022 surgiram 20 milhões de novos casos de câncer, com 9,7 milhões de vidas perdidas, e que uma em cada cinco pessoas desenvolve câncer durante a vida. Para cada pessoa afetada, a experiência é diferente, enfatiza a UICC.
A estratégia de abordagem proposta, de cuidados centrados nas pessoas – indivíduos e comunidades –, visa à oferta de serviços de saúde e cuidados oncológicos personalizados, no momento e local adequados, adaptados a necessidades específicas.

 

Cuidado centrado nas pessoas

 

Sobre o cuidado centrado nas pessoas, a UICC inclui iniciativas como programas de saúde comunitária, adaptados às questões de saúde locais, treinamento para profissionais de saúde, iniciativas de educação em saúde, serviços de telemedicina, programas de apoio a pacientes e o envolvimento de pessoas diagnosticadas com câncer na formulação de políticas.
Em suma, o site do Dia Mundial do Câncer 2025 traz relatos de experiências, as etapas a serem alcançadas com a campanha – que, no primeiro ano, buscará identificar as barreiras e lacunas nos sistemas de saúde e destacar as melhores práticas na prestação de cuidados centrados nas pessoas –, além de materiais de divulgação e orientações a quem quiser participar da campanha.
Campanha “Unidos pelo Único”

reprodução

Reforçar importância do atendimento centrado nas pessoas

O evento do Dia Mundial do Câncer dará destaque a depoimentos inéditos e reforçará a importância da individualização nos cuidados oncológicos com o tema “Histórias únicas, desafios em comum”. Pois o objetivo é resgatar as histórias das pessoas em torno da questão do câncer. Contudo, o evento também marca o lançamento da edição temática da Revista Brasileira de Cancerologia (RBC).
Editada pelo Ministério da Saúde, INCA e Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, sobre “Vigilância do Câncer e seus Fatores de Risco“.
Por causa de sua integração, o INCA faz parte da campanha global “Unidos pelo Único”, promovida pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), organização não governamental sediada em Genebra, na Suíça, que reúne mais de mil entidades em cerca de 160 países.
O objetivo da campanha da UICC, de três anos (2025-2027), é destacar histórias únicas relacionadas ao câncer e reforçar a importância de um atendimento centrado nas pessoas. Em suma, o evento se encerra com o debate “Histórias Únicas, Desafios em Comum” com profissionais, paciente do INCA e representante do voluntariado.

7,6 milhões de mortes

Atualmente, 7,6 milhões de pessoas no planeta morrem em decorrência da doença a cada ano. Dessas, 4 milhões têm entre 30 e 69 anos. 
A menos que sejam tomadas medidas urgentes para aumentar a conscientização e desenvolver estratégias práticas para lidar com o câncer, a previsão para 2025 é de que 6 milhões de mortes prematuras ocorram por ano. Estima-se evitar 1,5 milhão de mortes anuais com medidas adequadas.
Em suma, câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos.
Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Notícias relacionadas

x