Campanha contra a gripe começa segunda-feira nas unidades de saúde
Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe será antecipada em Santa Catarina. A Dive já começou a distribuir as doses para os municípios
21/03/2024
Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe será antecipada em Santa Catarina. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) da Secretaria de Estado da Saúde já começou a distribuir as doses para os municípios.
Em Jaraguá do Sul a vacinação vai começar na segunda-feira (25) e se estenderá até 31 de maio. O Dia D está marcado para 13 de abril. No Município, fazem parte dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde cerca de 58.500 pessoas.
A antecipação da campanha ocorre em virtude do aumento de casos de doenças respiratórias em todo o país, a partir disso, o Ministério da Saúde decidiu antecipar para o mês de março a campanha contra a gripe que ocorre tradicionalmente entre os meses de abril e maio.
A vacina contra a gripe oferecida na rede pública de saúde é a trivalente, que protege contra os principais vírus influenza em circulação no Brasil, que são o influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B. A dose não causa gripe e pode ser aplicada simultaneamente com outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. Crianças que vão receber a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.
A vacinação contra a influenza permite prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários além de reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde.
Todas as Unidades Básicas de Saúde, com salas de vacinação, terão os imunizantes para os grupos prioritários, entre eles crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, idosos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, trabalhadores da área da saúde.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline
Notícias relacionadas
Dormir na hora errada engorda? Médico explica como a falta de rotina pode impactar até no peso
Um dos maiores nomes da medicina e performance esportiva, com mais de um milhão de seguidores nas redes, Dr. Rodrigo Schröder explica o que é o ciclo circadiano e a importância de manter o relógio biológico alinhado