Geral

Campanha chama atenção para descarte correto das fezes de animais

Para conscientizar os donos de pets sobre a importância do descarte ambientalmente correto, o Samae elaborou um material informativo, que será distribuído em primeira mão aos participantes da “Gang Caminha” e, depois, fará parte dos materiais de divulgação da Prefeitura em eventos com a comunidade

24/09/2019

Tutores passeando pelas ruas com seus animais de estimação. Cena cada vez mais comum na rotina de Jaraguá do Sul. Acontece que esse simples ato merece duas pequenas, mas importantes reflexões. Primeiro, ter consciência de que é preciso levar sempre uma sacolinha para recolher as fezes do seu bichano. Depois, a pergunta é: o que fazer com o cocô? Para esclarecer um pouco mais sobre o assunto, a Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio do Samae, está lançando uma campanha para incentivar o descarte correto das fezes dos animais.

A primeira ação acontecerá no sábado durante a “Gang Caminha”, uma caminhada em volta do Parque Malwee, em prol dos animais, organizada pela comunidade protetora Gang dos Patinhas Poverellos. O evento será a partir das 9h. Conforme o presidente do Samae, Ademir Izidoro, desde que a autarquia recebeu da Prefeitura a responsabilidade pelos resíduos sólidos no município, várias ações de esclarecimento foram desenvolvidas, principalmente com o objetivo de conscientizar sobre a coleta e destino dos resíduos produzidos pela população jaraguaense.

Agora, com o crescimento do número de animais domésticos ou de estimação, observou-se que muitos cuidadores não têm informações corretas sobre o destino dos dejetos produzidos pelos seus pets. A Lei 11.445 de 2007 estabelece as diretrizes nacionais para o Saneamento Básico no Brasil e define que as fezes dos animais são consideradas esgoto sanitário e devem ter o mesmo destino que as fezes humanas, ou seja, devem ser descartadas no vaso sanitário, recebendo em seguida o tratamento adequado nas Estações de Tratamento de Esgoto do Samae.

Para conscientizar os donos de pets sobre a importância do descarte ambientalmente correto, o Samae elaborou um material informativo, que será distribuído em primeira mão aos participantes da “Gang Caminha” e, depois, fará parte dos materiais de divulgação da Prefeitura em eventos com a comunidade. “A intenção é mostrar que não se deve utilizar o lixo convencional para este descarte e, sim, o vaso sanitário”, reforça o presidente.

Faça o descarte correto

– Recolha as fezes do seu animal de estimação
– Dê preferência aos sacos biodegradáveis
– Deposite o cocô no vaso sanitário, descarte a sacola biodegradável no lixo 

Por

Notícias relacionadas

x