Jaraguá do Sul

Caderno no Pico Jaraguá registra mensagens de conquistas de trilheiros

A preservação do Pico Jaraguá, com 925 metros, é o objetivo de todos.

11/07/2023

Um grupo de caminhada por trilhas montanhosas, autodenominado “Tigueras do Mato” implantou no cume do Pico Jaraguá, uma caixa metálica fixada no chão, com um caderno para registro das visitas. Foi colocada no dia 2 de novembro de 2020, em plena pandemia da Covid-19 e recentemente o caderno foi resgatado por encontrar-se preenchido. Um segundo caderno foi deixado dentro da caixa metálica feita de material inoxidável.

Segundo o empresário do ramo metalúrgico, Vilmar Witkosky Júnior, do “Tigueras do Mato”, a ideia é deixar registrado mensagens dos visitantes, suas conquistas, superação, experiências e as impressões que têm sobre o local e o seu visual. São centenas de trilheiros que deixaram as suas mensagens e nomes, de cidades e estados diferentes, inclusive escritas em inglês e espanhol.

A preservação do Pico Jaraguá, com 925 metros, é o objetivo de todos. A subida é íngreme, de difícil acesso, por isso não é muito visitado. Segundo o Vikilac, o acesso é feito pelo bairro Ilha da Figueira pela Rua Antônio Ribeiro, ou pela Rua João Sanson, seguindo até a primeira porteira.

“O esforço vale a pena, já que do alto do morro é possível avistar o Litoral Norte do Estado e no paredão de pedra de 120 metros é possível praticar trekking, rapel e escalada. O pico recebeu esse nome pela semelhança com o Pico do Jaraguá na capital paulista”, aponta o Vikilac.

O percurso da trilha é de 2.200 metros, com altitude no início da trilha de 393 metros ao nível do mar e altitude final de 925 metros. Alguns trilheiros atravessam os três picos, iniciando pelo Morro Boa Vista na maioria das vezes.

Júnior Witkosky já subiu o Pico Jaraguá várias vezes e decidiu construir em sua empresa a caixa metálica para proteger o caderno das intempéries do tempo.  Existem registros escritos de dezenas de subidas, inclusive um, de abril de 2022, de uma citação de que um membro foi “abduzido por extraterrestres”. Verdade ou não, está no caderno. Aliás, tem outros registros, em datas diferentes sobre isso.

Há também registro de plantio de árvores e roçada da trilha. A ideia de deixar caderno para registro nos picos mais elevados da região está sendo seguida por outros grupos de trilheiros, segundo Júnior.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x