Trânsito

Brasil terá primeiro pedágio sem cancela na BR-101; veja como funciona

CCR RioSP anunciou a implantação da primeira versão de pedágio sem cancela nas rodovias brasileiras, o sistema Free Flow

12/01/2023

A BR-101 será a primeira rodovia federal no Brasil a ter um sistema de cobrança de pedágio inteligente. A empresa CCR RioSP iniciou a implantação dos pórticos do projeto chamado Free Flow, com o sistema de pagamento eletrônico, a versão funciona sem cancela.

Os serviços estão sendo instaladas em diferentes regiões do Rio de Janeiro, em Itaguaí, no km 414, em Mangaratiba, no km 447, e em Paraty, no km 538. Até março de 2023, o sistema estará implementado para o início da cobrança de tarifas.

“A Rio-Santos será a primeira rodovia do Brasil a contar com esse inovador método de cobrança eletrônica de tarifas. A partir da experiência acumulada neste trecho, será possível expandir esse tipo de tecnologia para as demais rodovias e concessionárias”, diz Eduardo Camargo, presidente da CCR Rodovias.

  • O sistema Free Flow substitui as convencionais praças de pedágio e permite uma viagem totalmente sem paradas ou diminuição de velocidade próximo aos locais de cobrança, ou seja, sem barreirasCCR Rodovias

Como funciona o Free Flow

  • O sistema Free Flow substitui as convencionais praças de pedágio e permite uma viagem totalmente sem paradas ou diminuição de velocidade próximo aos locais de cobrança, ou seja, sem barreiras.
  • Há duas maneiras de funcionamento: uma pela leitura de uma TAG previamente instalada no para-brisa; outra pela leitura da placa dos veículos;
  • No primeiro caso, a passagem será cobrada direto na fatura da operadora de TAG com o benefício do desconto previsto para o usuário frequente, que pode alcançar até 70% (mais informações abaixo).
  • Cliente de TAG terá desconto de 5% mesmo com uma passagem ao mês.
  • Já para o motorista que não tem uma TAG instalada no para-brisa, o pagamento da tarifa poderá ser feito por PIX, WhatsApp/Chatbot, App ou portal web da concessionária.
  • A concessionária fará uma campanha educativa com intuito de informar o cliente que trafega pela rodovia sobre o funcionamento e os benefícios do novo modelo de pagamento eletrônico.
  • O sistema funciona por meio de pórticos com tecnologia de última geração que identificam, classificam os veículos e cobram a tarifa eletronicamente, conforme o tipo e o número de eixos.
  • O sistema eletrônico de cobrança de tarifa traz para o cliente da rodovia conforto, fluidez de tráfego e economia de combustível.

 

Conteúdo original publicado por Correio Brasiliense

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