Brasil tem mais de 4 mil pessoas com altas capacidades intelectuais
Brasil tem mais de 4 mil pessoas com altas capacidades intelectuais. Nos últimos seis meses, o crescimento foi de cerca de mil novos identificados
22/08/2024
A Associação Mensa Brasil, entidade que reúne pessoas com altas capacidades intelectuais no País e representante oficial da Mensa Internacional, principal organização de alto QI do mundo, acaba de ultrapassar a marca de 4 mil brasileiros com superdotação/altas habilidades identificados no território nacional, também chamados de “superinteligentes”, incluindo exatos 1283 crianças e adolescentes mapeados.
Nos últimos seis meses, o crescimento foi de cerca de mil novos identificados. O esforço da Associação Mensa Brasil vem acompanhado da ampliação da capacidade de atendimento e de investimento em inteligência artificial. Para o presidente da organização, Carlos Eduardo Fonseca, “graças a parcerias firmadas, temos conseguido ser mais assertivos na identificação de superdotados e obtivemos benefícios em ações de gestão interna”.
Segundo mapeamento da entidade, do total de pessoas identificadas no Brasil, o estado de São Paulo lidera a lista, com 1700 superinteligentes. Em seguida estão Rio de Janeiro, com 423 pessoas, Minas Gerais, com 322, Paraná, com 308, e Distrito Federal. Santa Catarina também está entre os primeiros do ranking.
Do total de superinteligentes identificados pela entidade no Brasil, cerca de 32% são menores de idade, somando 1.283 crianças e adolescentes. A primeira criança entrou na entidade em setembro de 2006, quando tinha 9 anos. Os identificados mais novos atualmente pela Mensa Brasil possuem 2 e 3 anos de idade. Já o identificado com mais idade possui atualmente 75 anos.
JARAGUÁ – Em 2023, a Câmara Municipal de Jaraguá do Sul aprovou um projeto de lei de autoria do vereador Luís Fernando Almeida que institui no calendário oficial do município o Dia da Conscientização das Pessoas com Altas Habilidades e/ou Superdotação”. O projeto tem como objetivo promover a conscientização e a valorização dessas pessoas, além de fomentar ações que ampliem o atendimento educacional e social a esse grupo.
Quer saber das notícias de Guaramirim e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline