Jaraguá do Sul

Brasil celebra nesta quarta-feira os 150 anos da chegada dos primeiros imigrantes italianos

Hoje, os descendentes de Italianos representam algo em torno de 30% da população brasileira

21/02/2024

Em 2024, o Brasil comemora os 150 anos da imigração Italiana. Em 1874 o navio La Sofia atracou no porto de Vitoria, no Espirito Santo, com 388 camponeses de língua e cultura itálicas a bordo, este foi o início de uma grande onda de imigração Italiana no Brasil, que durou até a década de 1920.

 

Estima-se que algo em torno 1,6 milhão de italianos imigraram para o Brasil durante este período, eles se estabeleceram em diversas regiões, mas se concentraram principalmente no sul e sudeste. Os imigrantes Italianos tiveram um impacto profundo na sociedade Brasileira, eles ajudaram a desenvolver a agricultura, a indústria e a cultura do País.

 

Texto e imagens: Flávio José Brugnago

 

Hoje, os descendentes de Italianos representam algo em torno de 30% da população brasileira. Para comemorar o aniversário de 150 anos da imigração Italiana a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina vai realizar uma sessão solene na sua sede, em Florianópolis, no dia 26 de fevereiro, segunda-feira.

 

Serão vários homenageados, inclusive o município de Massaranduba, por inserir a língua italiana na rede municipal de ensino. Para lembrar a data histórica, o JDV publica imagens exclusivas do afresco feito pelo escultor e pintor italiano Franco Murer, junto com Celeste Scardanzan, na Chiesetta Alpina, em novembro de 2019.

 

A Chiesetta guarda várias obras de arte italianas. É a única igreja dentro desta concepção arquitetônica do Brasil, inspirada na igreja milenar de São Simão (Vallada Agordina, Itália), sendo considerada a principal maravilha de Jaraguá do Sul, em votação durante enquete feita pela Diretoria de Turismo da Prefeitura e o local mais fotografado nos últimos anos.

 

Nas imagens vemos Franco concluindo a obra em Jaraguá do Sul, junto com Celeste. Em outras, também Luca aparece Luchetta, principal interlocutor em Belluno com os descendentes do Vale do Biois que vieram para o Vale do Rio Luiz Alves.

 

Texto e imagens: Flávio José Brugnago

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia também Verão 2024: Tendências de cores para suas unhas!

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

 

 

 

Por

Jornalista a 47 anos escrevendo a história de Jaraguá do Sul e do Vale do Itapocu, com credibilidade.

Notícias relacionadas

x