Santa Catarina

Estado lança edital para projetos de via paralela para a BR-101

BR-101 Norte pode ter via paralela. Início do processo para a construção da Rodovia Via Mar foi confirmado pelo secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade

25/10/2024

Em reunião da Frente Parlamentar do Corredor Rodoviário Litorâneo Norte da Assembleia Legislativa, na quarta-feira (23), o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, confirmou aos deputados estaduais o início do processo para a construção da Rodovia Via Mar. O governador Jorginho Mello assinou na mesma data, no Palácio D’Agronômica, as ordens de serviço para os projetos executivos da via, que será construída paralela à BR-101 Norte.

 

A nova rodovia terá 145 quilômetros de extensão e vai ligar a área industrial de Joinville até o contorno viário da Grande Florianópolis, em Biguaçu. Na reunião da Frente Parlamentar, o secretário adiantou que o Estado já finalizou a licitação para a elaboração do projeto executivo de quatro lotes.
A primeira parte vai do entroncamento da BR-101 em Joinville até o entroncamento da BR-280, em Guaramirim. O segundo lote vai até o entroncamento da SC-415, de Massaranduba a São João do Itaperiú. O lote três corresponde ao trecho que vai até o entroncamento com a SC-414, de Luiz Alves a Navegantes.

BR-101

Vicente Schmidt/Agência AL

Já o último lote vai até o entroncamento com a SC-486, em Itajaí. O projeto executivo do trecho remanescente, até o contorno viário da Grande Florianópolis, ainda será licitado.

 

“Essa última parte vai demandar uma obra mais complexa. Serão quase 55 quilômetros, com a construção de dois viadutos, dez pontes e túnel”, explicou Comper. De acordo com o secretário, o prazo para a conclusão dos projetos executivos já contratados será de dois anos.
A estimativa de investimentos é de mais de R$ 9 bilhões nas obras.

 

 

Governador autoriza realização de projetos para a futura Rodovia Via Mar

 

O Governo de Santa Catarina deu um passo significativo para o desenvolvimento da infraestrutura estadual. Na quarta-feira (23) o governador Jorginho Mello autorizou o início dos projetos para construção de uma rodovia paralela à BR-101. O Corredor Litorâneo Norte, também chamado de Via Mar será viabilizado por meio de parceria público privada. Serão 145 quilômetros de estrada, como alternativa à BR-101, que sofre com grandes congestionamentos em vários trechos.

foto Eduardo Valente/GOVSC

A assinatura representa o início da fase de planejamento detalhado do projeto, incluindo estudos de impacto ambiental e traçados técnicos. A previsão é que a construção do Corredor Litorâneo Norte seja iniciada após a conclusão dos projetos e a liberação das licenças necessárias. A obra foi dividida em 5 lotes e na quarta-feira foi assinada a ordem de serviço dos projetos executivos de quatro lotes, que vão de Joinville até Itajaí.

 

De acordo com o governador Jorginho Mello, a obra será essencial para impulsionar toda a cadeia logística de Santa Catarina, beneficiando indústrias, portos e o comércio local.

 

Quando concluída, a nova rodovia será uma importante alternativa de tráfego, contribuindo diretamente para a melhoria da mobilidade na região costeira do estado. O Corredor Litorâneo Norte é projetado para desafogar o trânsito da BR-101, uma das rodovias mais movimentadas do país, e oferecerá uma nova rota para o escoamento de produtos e circulação de pessoas.

 

Além disso, de acordo com dados da Secretaria de Estado do Planejamento, a região concentra 60% da população catarinense, o que justifica ainda mais a necessidade da obra.

 

 

Nova rodovia é necessária para melhorar o tráfego da colapsada BR-101 Norte

 

A expectativa é que a Via Mar tenha impacto direto no transporte de produtos industriais, agrícolas e pesqueiros, além de promover o turismo ao facilitar o acesso a diversos destinos do litoral catarinense. A previsão é que a nova rodovia melhore significativamente o fluxo de caminhões que abastecem os portos de Itajaí e São Francisco do Sul, reduzindo custos e tempo de deslocamento para as empresas.

foto Eduardo Valente/GOVSC

“O que o Estado pretende fazer é uma parceria público privada para que a gente possa viabilizar esse importante eixo rodoviário chamado Via Mar, que contempla 145 quilômetros partindo de Joinville vindo até o contorno viário de Florianópolis. Lógico que é um projeto ambicioso, um projeto de seis pistas, três que vão e três que vêm. Com certeza pela determinação do governador Jorginho Mello, que já teve interlocução com muitos interessados em investir em Santa Catarina, a gente vai apresentar um projeto de qualidade, um projeto inovador e um projeto que vai atender à grande demanda rodoviária do nosso Estado”, disse o secretário adjunto da Infraestrutura e Mobilidade, Ricardo Grando.

 

O presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de Santa Catarina (Fetrancesc), Dagnor Schneider, disse no ato da assinatura que “Santa Catarina tem a menor malha pavimentada do Brasil. A infraestrutura rodoviária é uma das principais pautas do nosso sistema.

 

E quando a gente olha para a BR-101 Norte, ela colapsou. Infelizmente, depois de 20 anos de estar duplicada, ela já entrou em colapso. E o que nós precisamos efetivamente é de uma alternativa. Então a rodovia paralela efetivamente é um pleito do nosso sistema, até porque o impacto que nós temos hoje é de mais de R$ 1 bilhão por ano em ampliação de custo por perda de produtividade e aumento de consumo”.

 

 

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