Dengue: boletim mostra redução no número de casos em Jaraguá
Dengue: boletim epidemiológico foi divulgado com os dados atualizados em relação aos casos notificados, confirmados, descartados e suspeitos de dengue no Município
07/06/2024
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou ontem (6), o Boletim Epidemiológico da Dengue, com os dados atualizados em relação aos casos notificados, confirmados, descartados e suspeitos de dengue no Município, além do número de focos do Aedes aegypti e bairros que apresentam a maior concentração de focos do mosquito.
Os casos notificados passaram de 18.356 para 19.021 (665 a mais); casos confirmados passaram de 13.398 para 13.773 (375 a mais); casos descartados são 4.426; casos suspeitos são 822; número de focos do Aedes aegypti passou de 1.656 para 1.659 (3 a mais) e óbitos, foram registrados 11.
Trata-se de uma mulher na faixa etária dos 60 aos 69 anos. A paciente foi a óbito no dia 29 de maio. O caso de dengue foi confirmado por meio de exame do Laboratório Central de Saúde Pública de SC – LACEN.
O bairro Ilha da Figueira lidera o número de focos, com 136, o Centro tem 120, a Barra do Rio Cerro 93, Vila Nova 81 e Czerniewicz 73.
Saúde lança folder explicativo para ampliar combate à dengue
A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Jaraguá do Sul, segue intensificando as ações de combate à dengue, mesmo com a chegada das temperaturas baixas. Tendo em vista o aumento do número de casos da doença ao longo deste ano, várias iniciativas que têm como foco a prevenção contra a dengue continuam em andamento.
A mais recente delas é a criação de um folder explicativo contendo o checklist (lista de controle) com orientações da Vigilância Epidemiológica a serem seguidas pelos munícipes para evitar a proliferação da doença. Esta iniciativa integra a Campanha “Unidos Contra a Dengue: Faça a Sua Parte, Proteja Sua Comunidade”, que já está sendo veiculada e busca conscientizar os munícipes sobre a importância de adotar medidas que ajudam a prevenir esta doença.
O folder pode ser encontrado em Unidades de Saúde e, também, será entregue nas residências pelos agentes de endemias, do setor de Controle de Zoonoses.
Segundo a gerente de Vigilância Epidemiológica, Jackciane Eyng Candido, a colaboração de todos é fundamental. “Precisamos que a população entenda a importância de eliminar focos do mosquito. Sem o apoio comunitário, nossas ações são limitadas. Pequenos gestos diários podem salvar vidas”, afirma.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline
Notícias relacionadas
Dormir na hora errada engorda? Médico explica como a falta de rotina pode impactar até no peso
Um dos maiores nomes da medicina e performance esportiva, com mais de um milhão de seguidores nas redes, Dr. Rodrigo Schröder explica o que é o ciclo circadiano e a importância de manter o relógio biológico alinhado