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Black Friday e a necessidade de melhores dados para os e-commerces
Saiba o que é a Black Friday e como se preparar para a chegada dessa importante data. Confira com a Base.com como fazer uma boa coleta de dados!
29/10/2024
Para os e-commerces terem sucesso na Black Friday, o uso de dados é uma das principais maneiras de analisar as demandas de potenciais clientes e o que é aguardado por eles. As exigências em compras aumentaram com o passar dos anos, e as marcas precisam corresponder a todas as expectativas dos consumidores para lucrarem muito em 2024.
O acontecimento previsto para o dia 29 de novembro de 2024, sexta-feira, pode movimentar R$7,6 bilhões neste ano, 10% a mais do que em 2023. Com a pesquisa feita pela Opinion Box com divulgação da CNDL, foi descoberto que 55% dos brasileiros pretendem comprar na data, enquanto outros 43% querem gastar mais do que no ano passado.
O que é a Black Friday?
De tradução literal, sexta-feira negra, a Black Friday é uma data comercial que ocorre no Brasil desde 2011, foi apresentada inicialmente pelo portal Busca Descontos. Após se popularizar no país, o seu crescimento e popularização foram surpreendentes, devido aos recordes batidos ano após ano, por promoções exclusivas e redução de preços em milhares de produtos.
Importância da Black Friday para os e-commerces
Anualmente, a Black Friday movimenta bilhões de reais no Brasil, além de auxiliar na expansividade do mercado eletrônico. Os e-commerces, quando bem preparados, conseguem concretizar boas vendas, faturar mais do que o previsto e até mesmo fidelizar clientes, com menos desafios, caso pratiquem bons preços e ofereçam bom atendimento.
Desafios enfrentados pelos e-commerces durante a Black Friday
Os e-commerces passam por alguns desafios durante a Black Friday que atrapalham no aumento de vendas e na conquista de mais clientes. Isso se dá tanto pela falta do desenvolvimento de estratégias eficientes, como pela falta de benefícios extras nas compras. Entenda quais são os problemas:
- Altas taxas de concorrência;
- Aumento na demanda e problemas de estoque;
- Expectativas dos consumidores.
É muito comum que a concorrência inove anualmente para se manter forte e desbancar os outros e-commerces. Portanto, para se fortalecer e deixar as outras marcas para trás, você tem a possibilidade de verificar o que elas estão fazendo para 2024 na Black Friday e se preparar para inovar com descontos ainda melhores.
A importância de dados para estratégias de vendas
Analisar o comportamento do consumidor te auxilia a entender o que ele procura, e o quanto está disposto a gastar com as compras de Black Friday, o que só é possível pela análise de dados. Colete dados relevantes sobre produtos pesquisados, preferências e demandas, e realize a segmentação com base nessas informações.
Com os dados necessários à disposição, você deve se reunir com a sua equipe de marketing e vendas para desenvolver estratégias eficientes, a fim de chamar atenção dos clientes potenciais. Você também pode optar por seguir as 4 fases de vendas, que incluem o ato de encontrar leads, conquistá-los, mantê-los ativos e vender cada vez mais, mesmo quando se tornarem clientes.
Ferramentas de análise de dados para e-commerces
Ferramentas de análise de dados auxiliam as integrações para e-commerce na verificação de informações relevantes, que auxiliam na elaboração de boas estratégias. Existem algumas opções que podem ser selecionadas para utilizar e facilitar o seu trabalho e o da sua equipe durante a Black Friday, como:
- Google Analytics;
- Plataformas de CRM;
- Softwares de automação de marketing.
Em relação à automação de marketing, atualmente você tem a praticidade de conferir todas as informações que precisa em segundos e em um mesmo painel. Com a Base.com, você realiza o gerenciamento de pedidos, produtos, marketplace, envios, e tem a praticidade de automatizar o fluxo de trabalho para reduzir o tempo de processamento das compras e não realizar mais atividades repetitivas.
Dicas para melhorar a coleta de dados antes da Black Friday
Com a aproximação da Black Friday, você deve aprimorar a coleta de dados do seu e-commerce para se preparar adequadamente para a data. A intenção é melhorar as vendas e chegar a um amplo número de clientes – o que pode ser feito da seguinte forma para ter a chance de atingir os resultados esperados:
- Incentivar feedback dos clientes;
- Utilizar testes A/B;
- Monitorar métricas em tempo real.
No caso de obtenção dos feedbacks, você deve inserir em sua loja um espaço próprio para comentários serem enviados, assim como as avaliações referentes à qualidade do produto e agilidade na entrega. Com essas informações, você consegue ter compreensão a respeito da opinião do seu público, e vai conseguir implementar possíveis mudanças antes do dia 29 de novembro, sexta-feira.
A Base.com possui todas as soluções de automação que você pode precisar para incluir em seu e-commerce e poder tornar esta Black Friday uma data marcante. Gerencie o seu negócio, acompanhe as saídas de produtos, alterações de status e período de envio das mercadorias até os clientes em um mesmo sistema!
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