Beber muita água é sempre positivo? Urologista dá recomendações
Sem água, o corpo logo entraria em desidratação, o volume de sangue ficaria menor do que o normal e as funções vitais não funcionariam, mas será que o consumo em abundância é saudável? Confira
28/02/2023
Se você procura uma vida saudável, com certeza já ouviu que deve beber, no mínimo, dois litros de água por dia. Apesar de ser necessário para o bom funcionamento dos órgãos, a cautela é uma amiga para seguir essas recomendações.
Nos casos mais comuns, as pessoas aconselham a ingestão de água por dois motivos: desidratação e formação de cálculos renais. Segundo o urologista do Hospital Edmundo Vasconcelos, Sandro Nassar, o primeiro motivo é frequente em crianças e idosos, que tendem a ter quadros de vômitos e diarreia mais frequentes.
Quando os casos de insuficiência renal aparecem, a orientação é consumir menos líquido. Nassar explica que nestes casos, o rim tem uma incapacidade de filtração e, se a demanda hídrica for alta, ocorre inchaço.
“A perda da função do rim pode ocorrer por diferentes motivos, como uso de medicamentos, diabetes e hipertensão. Para os pacientes com o quadro, é preciso limitar o consumo de qualquer líquido, até mesmo os presentes nos alimentos, para evitar inchaço”, explica.
O médico ainda afirma que geralmente o inchaço é percebido nas pernas e, em casos graves, o consumo de água deve ser de no máximo 800 ml ao dia.
O urologista ressalta, no entanto, que para uma população saudável e que mantém acompanhamento médico constante, a dica de consumo de 1,5 a 2 litros de água por dia pode ser seguida.
“Essa é uma orientação generalizada que auxilia na prevenção de cálculo renal. Porém, vale ressaltar que essa quantidade não vai impedir o problema em todos. Algumas pessoas vão necessitar de mais líquido, por isso é preciso sempre ter um acompanhamento médico”, conclui.
Conteúdo original publicado por ND+
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital
Notícias relacionadas
Dormir na hora errada engorda? Médico explica como a falta de rotina pode impactar até no peso
Um dos maiores nomes da medicina e performance esportiva, com mais de um milhão de seguidores nas redes, Dr. Rodrigo Schröder explica o que é o ciclo circadiano e a importância de manter o relógio biológico alinhado