Relações Públicas RP 4173 Editora, redatora. e pós-graduanda em Copywriting e Escrita Criativa
Batata em queda e maçã em alta; preços de hortaliças e frutas têm oscilações
Conab aponta altas no preço da cebola, cenoura e tomate, enquanto frutas como laranja e mamão tiveram leve redução; batata tem queda
23/01/2025
Depois de uma breve alta em novembro de 2024, o preço da batata registrou queda significativa em dezembro, com uma redução de 27,33% nos valores médios praticados nas Ceasas. O movimento foi impulsionado pela maior oferta do produto no Paraná.
A cebola voltou a apresentar alta devido à transição de safra, com a região Sul se consolidando como a principal fornecedora. Já o preço da cenoura subiu pelo segundo mês consecutivo, reflexo de uma oferta limitada em estados como Bahia e Goiás. O tomate, por sua vez, registrou aumento de 18,07% em relação a novembro, encerrando o período de preços baixos mantidos no segundo semestre.
Cenário instável para frutas
Entre as frutas, banana, maçã e melancia tiveram alta de preços em dezembro, enquanto laranja e mamão apresentaram queda. A baixa disponibilidade de maçã, devido à quebra de safra em 2023/24, pressionou os preços para cima. Já a melancia enfrentou menor comercialização por conta das chuvas e queda de temperatura, impactando a demanda.
Exportações de frutas fecham 2024 em alta
Apesar de uma redução de 1,27% no volume exportado, o faturamento com exportações de frutas em 2024 atingiu US$ 1,38 bilhão, alta de 2,04% em relação a 2023. Mangas, melões, limões e limas foram responsáveis por mais de 71% da receita, destacando-se como os principais itens exportados.
As informações detalhadas e análises completas podem ser consultadas no 1º Boletim Hortigranjeiro 2025, disponível no Portal da Conab. Companhia Nacional de Abastecimento
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital
Notícias relacionadas
Imposto de Renda 2025: sem reajuste, tabela segue congelada
Sem a aprovação da reforma do Imposto de Renda (IR), que só deverá ser enviada ao Congresso após a votação do Orçamento de 2025, a tabela progressiva fica congelada neste ano. Quem ganha mais de R$ 2.824, pouco menos de dois salários mínimos, pagará o tributo. No fim de…