Esportes

Basquete: Atletas e técnicos participam de novo projeto da Federação Catarinense

“O primeiro objetivo é fazer a criança se apaixonar pela modalidade de modo lúdico, aprendendo enquanto joga e brinca”, afirmou a idealizadora

16/11/2023

A AJAB/Secel representou Jaraguá do Sul no lançamento do Mini Basket Three Points, um projeto da Federação Catarinense de Basketball (FCB) que visa capacitar o ensino da modalidade para crianças e unificar Santa Catarina com a mesma metodologia e linguagem. A equipe jaraguaense participou com uma delegação de 45 atletas no evento, que aconteceu no Colégio Salesiano, em Itajaí, e foi destinado para jovens até 11 anos.

O foco do primeiro encontro foi capacitar e qualificar a prática do basquete para crianças desta faixa etária, com atividades recreativas para as crianças e capacitações para os professores. A idealizadora e coordenadora do projeto é Bruna Rodrigues, técnica do Basquete Feminino Blumenau, assistente técnica da base da Seleção Brasileira e representante FIBA do Mini Basket.

O nome Three Points foi escolhido para destacar as três categorias que o projeto pretende qualificar: na categoria One Point, crianças de 0 a 5 anos; na Two Points, dos 5 aos 7 anos; e na Three Points, dos 8 aos 11 anos. O evento de abertura contou com festival para as categorias dois e três, com adaptações de regras, tempo e quadra para cada uma.

Basquete: Atletas e técnicos participam de novo projeto da Federação Catarinense

Foto: Secel

“O primeiro objetivo é fazer a criança se apaixonar pela modalidade de modo lúdico, aprendendo enquanto joga e brinca. Para isso, vamos desenvolver os formadores de Mini Basket no estado para termos atletas qualificados, com fundamentos bem desenvolvidos e competitivos desde as categorias mais novas, como a sub-12”, comentou Bruna Rodrigues.

Para a FCB, o projeto é uma forma de promover o basquete em uma idade que não é contemplada pelas competições estaduais e tudo isso começa com os professores. Unificar a metodologia de ensino do basquete na infância é uma forma de massificar a modalidade e a capacitação é um passo para isso.

“Há diversos clubes que desenvolvem projetos de minibasquete em Santa Catarina e sempre foram uma inspiração para nós, pois atendem crianças com idade que os nossos campeonatos não contemplam. Quando esse projeto foi nos apresentado pela Bruna, vimos que tinha tudo a ver com o que a FCB promove há anos, inclusive com promoção de questões sociais importantes”, explicou o presidente da FCB, Fábio Deschamps.

Basquete: Atletas e técnicos participam de novo projeto da Federação Catarinense

Saiba mais além do basquete: Futsal: Jaraguá inicia venda de ingressos da semifinal do estadual

Futsal: Jaraguá inicia venda de ingressos da semifinal do estadual

Quer saber das notícias esportivas de Jaraguá do Sul e região? Clique aqui e participe do nosso grupo de WhatsApp

Por

Sou Felipe Junior, jornalista formado, na Universidade Regional de Blumenau (Furb), pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Multimídias, na Anhembi Morumbi, em São Paulo.

Notícias relacionadas

x