Esportes

Basquete: Árbitro de Taió é convocado para apitar o Campeonato Mundial sub-19

Apenas dois de todo país foram chamados para a competição, que acontece entre 28 de junho a 6 de julho

26/03/2025

Basquete: Árbitro de Taió é convocado para apitar o Campeonato Mundial sub-19

Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação

 

Fonte: Arthur Hoffmann/Rádio Mirador

O árbitro Alan Tiago dos Santos, natural de Taió, mas que viveu toda sua infância em Salete e depois iniciou no basquete em Rio do Sul foi convocado para apitar o Campeonato Mundial sub-19. Apenas dois árbitros de todo país foram chamados para a competição, que acontece entre 28 de junho a 6 de julho, em Lausane, na Suíça.

 

Com 33 anos, ele atualmente vive em Barra Velha por questões logísticas. “Facilita pelos aeroportos e campeonatos internacionais que apito, mas sempre que posso estou no Alto Vale, apitando jogos da Federação, revendo amigos e familiares em Salete”, comentou o árbitro, que com 14 anos ganhou uma bolsa de estudos em uma escola.

 

“Fiz meu ensino médio e participei de várias competições jogando basquete, ali foi o começo de tudo, onde vi que seria meu futuro. Tenho um carinho enorme pelo professor Luciano, professor Matão que me ajudaram nesta trajetória, temos contato até hoje. Ser do Alto Vale e levar comigo essa região é um orgulho muito grande”, declarou.

 

Na carreira

Esta não é a primeira competição internacional que ele apita, já participou do Campeonato Mundial sub-17 na Turquia no último ano, onde apitou a final do torneio. No total, são quatro mundiais de base que ele esteve presente. “Este ano a gente vai ter só as competições de base, ou seja, um preparatório para os mundiais adultos”, destacou.

 

“É mais um passo importante, ano que vem tem o feminino, em 2027 o masculino em Doha e as Olímpiadas de Los Angeles de 2028. Estar nestas competições, na Europa, nos mostra como o basquete está evoluído em termos de estrutura e modalidade”, comentou. Para a competição na Suíça, Alan Tiago relatou que se prepara muito antes.

 

“Não é ir e apenas apitar, temos os testes físicos, atualização e conhecimento intenso das regras, além de estudar bem o idioma também, porque o inglês é predominante, então precisamos estar preparados para pegar os jogos mais importantes e desempenhar muito bem dentro de quadra”, explicou o árbitro de 33 anos, que é natural de Taió.

 

Saiba mais além do basquete: Futsal: Jaraguá enfrenta Florianópolis pela Recopa Santa Catarina

Futsal: Jaraguá enfrenta Florianópolis pela Recopa Santa Catarina

Foto: Jaraguá/Divulgação

Saiba mais: Futebol: Brasil perde da Argentina em Buenos Aires pelas Eliminatórias do Mundial

Futebol: Brasil perde da Argentina em Buenos Aires pelas Eliminatórias

Foto: AFA/Divulgação

Quer saber das notícias esportivas de Jaraguá do Sul e região? Clique aqui e participe do nosso grupo de WhatsApp

Por

Sou Felipe Junior, jornalista formado, na Universidade Regional de Blumenau (Furb), pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Multimídias, na Anhembi Morumbi, em São Paulo.

Notícias relacionadas

x