Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.
Azeite, Óleo Vegetal Ou Banha De Porco: Descubra O Melhor Óleo Para Usar Na Sua Cozinha!
Os óleos e as gorduras, em termos químicos, apresentam composição de ácidos graxos
09/08/2023
A nutricionista Dra. Aline Davidi, mestre e doutora em Fisiologia Humana pela USP, destaca a importância de conhecer o melhor óleo para cozinhar.
Segundo a Dra. Davidi, embora a escolha do produto seja relevante, a quantidade usada durante a cocção é decisiva. Em suas palavras, “quanto menos, melhor”.
Os óleos e as gorduras, em termos químicos, apresentam composição de ácidos graxos. Estes possuem variações de estabilidade quando expostos a altas temperaturas.
Por consequência, reações químicas podem ocorrer durante a cocção, que podem produzir compostos mais tóxicos. Neste sentido, o tipo de óleo pode fazer a diferença.
Óleo vegetal, azeite ou banha de porco: qual é a melhor opção?
Dentre os tipos de óleos mais comumente utilizados, a banha de porco apresenta alta estabilidade em altas temperaturas devido à quantidade de ácido graxo saturado.
No entanto, a associação entre o consumo excessivo deste tipo de gordura e problemas de saúde, como alterações cardiovasculares e elevação do colesterol, desaconselham seu uso frequente.
Quando usar óleos vegetais na cocção?
Com o avanço das indústrias alimentícias, os óleos vegetais, como o de soja, girassol e canola, tornaram-se mais acessíveis e populares.
Eles são compostos predominantemente por gordura insaturada, que pode passar por um processo de ranço quando exposta ao aquecimento prolongado.
No entanto, Dra. Aline afirma que o uso destes é seguro, desde que o tempo de cocção seja controlado e o reuso do óleo seja evitado.
E o azeite? Pode ser usado na cocção dos alimentos?
Contra a ideia popular de que o azeite não deve ser aquecido, Dra. Aline ressalta que estudos recentes comprovaram a sua estabilidade durante a cocção.
Segundo ela, especialmente o azeite extravirgem, rico em antioxidantes, pode ser aquecido por até duas a três horas sem perder suas propriedades benéficas.
No entanto, Dra. Aline lembra que eles devem ser sempre utilizados com moderação, independentemente do tipo.
Além disso, ela aconselha evitar o reaproveitamento de óleos usados em frituras e, quando possível, reduzir o consumo desses tipos de alimentos. A saúde agradece!
Conteúdo postado por onoticiado
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital