O processo de envelhecimento pode ser desafiador para grande parte da população, pois apresenta, além dos ganhos da experiência de vida, algumas perdas e consequências, especialmente para a saúde física e mental. Buscando proporcionar às pessoas idosas um espaço de troca, reflexão, debate e vivências a Prefeitura de Guaramirim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolveu o programa Mente Ativa na Terceira Idade. O pontapé inicial do projeto vai oferecer aulas de xadrez aos participantes.
“Escolhemos o xadrez por percebermos nesse esporte uma forma de melhorar a cognição e a memória. Atividades como essas proporcionam inúmeros benefícios para as pessoas idosas, sejam eles sociais, cognitivos, mentais, produtivos e até mesmo físico, pois a prática de xadrez implica também no desenvolvimento e aperfeiçoamento da coordenação motora fina”, declarou Marcelo Deretti, Secretário da pasta.
Segundo a Secretaria, alguns pesquisadores encontraram correlações entre a prática do xadrez com fatores que podem tanto reduzir as possibilidades de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, quanto na prevenção ou proteção de doenças relacionadas às demências. Por meio da socialização, as atividades realizadas pelo projeto têm ainda foco na promoção de saúde mental, como o enfrentamento à depressão e outras enfermidades relacionadas.
Os encontros acontecem às quartas e quintas-feiras, às 9h, no Clube Feliz Idade. Interessados em participar podem entrar em contato com a gerente de Projetos, Luci Marloch, ou com o professor Rogério Ohf, pelo telefone (47) 3376-3621.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!
A expressão "Nero incendiando Roma" até pode parecer antiga, do tempo em que o Império…
Horóscopo de Domingo
Saiba quais são os jogos de hoje e onde assistir tudo!
Vasco supera o Sport; Bragantino ganha do Botafogo e Juventude bate o Ceará
Veja todos os resultados da Segundona do Brasil neste sábado (12)
A Locomotiva Amarela segue 100% no Campeonato Catarinense
This website uses cookies.