Jaraguá do Sul

Auditores conferem aplicação de recursos na obra da ETE Centenário

Auditores conferem aplicação de recursos na obra da ETE Centenário. A obra conta com recursos financiados pelo BRDE

15/04/2025

Auditores conferem aplicação de recursos na obra da ETE Centenário – A Prefeitura de Jaraguá do Sul, em parceria com o Samae, está construindo a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Centenário. A obra conta com recursos financiados pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

No dia 10 de abril, o diretor-presidente do Samae, Onésimo Sell, e a equipe técnica da autarquia receberam os auditores do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, João Batista Soligo e Joemir Mendonça. Eles estavam acompanhados por Carlos Armando Gutschow, representante do BRDE, com o objetivo de fiscalizar a aplicação correta do financiamento.

divulgação | Samae

 

De acordo com o diretor técnico Tuhã Schmitt do Evangelho, as auditorias fazem parte do processo por se tratar de uma obra com recursos públicos. Além disso, elas garantem transparência, legalidade e o cumprimento das exigências técnicas. Como resultado, a vistoria foi concluída sem nenhuma ressalva por parte do Tribunal de Contas.


Investimento e estrutura da obra

A ETE Centenário está sendo construída pela empresa Construtora Monte Negro Ltda, vencedora da licitação realizada por Concorrência para Obras e Serviços de Engenharia. O contrato totaliza R$ 45.019.374,74, com recursos do BRDE. O financiamento será pago em 40 parcelas semestrais, a partir de fevereiro de 2028.

Segundo o Samae, a estação está atualmente na fase de fundação. A previsão de entrega é até o final de 2026. A nova unidade substituirá a ETE Ilha da Figueira, atualmente operando em sua capacidade máxima.

Com isso, será possível ampliar a cobertura de tratamento de esgoto, atendendo, além dos bairros já contemplados, também João Pessoa, Vieira e Centenário. O processo de tratamento da nova estação será mais moderno e eficiente.


divulgação | Samae

Capacidade técnica da nova estação

A ETE Centenário está sendo implantada em um terreno de 44.135,40 m², na Rua Germano Wagner, bairro Centenário. De acordo com a fiscal do contrato, Morgana Decker:

  • Na primeira etapa, atenderá 69.555 habitantes, com vazão média de 151 l/s

  • Na segunda etapa, alcançará 129.995 habitantes, com vazão de 275 l/s

Com efeito, a nova estrutura aumentará o índice de cobertura de esgoto tratado em Jaraguá do Sul. Hoje, esse índice já chega a 91% das ligações de água.

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Notícias relacionadas

x