Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.
Atenção para o Vírus de Whatsapp – Não clique nos links
Golpes aplicados por celular têm se tornado cada vez mais frequentes,
07/03/2023
O próprio aplicativo whatsapp avisa “Quando receber esse tipo de mensagem, recomendamos que você denuncie a mensagem, bloqueie o remetente e exclua a mensagem. Saiba como bloquear e denunciar contatos neste artigo. Você também pode informar ao contato que a mensagem parece suspeita e explicar a ele como usar o WhatsApp de forma responsável.”
Golpes aplicados por celular têm se tornado cada vez mais frequentes, o que exige maior atenção ao checar informações recebidas. SMS e apps mensageiros, como WhatsApp e Telegram, são os principais canais utilizados por cibercriminosos, que conseguem burlar tecnologias anti-spam para fazer vítimas em todo o país. Mensagens em tom apelativo, falsas promoções e ofertas de emprego são as principais iscas usadas, e basta um toque para ter o telefone clonado e sofrer prejuízos. Para se manter protegido, veja a seguir como identificar tentativas de phishing em Android e iPhone (iOS).
O que é “Smishing” e como funciona/para que serve?
A expressão “smishing” é a combinação de “SMS” (Short Message Service) e “phishing“, e dá nome aos golpes aplicados via celular por cibercriminosos. Nessas mensagens, eles se passam por empresas, órgãos governamentais e até mesmo instituições de diferentes âmbitos, em uma tentativa de fazer com que usuários confiem no conteúdo enviado.
No corpo do recado, o usuário é induzido a abrir um link malicioso, que irá redirecioná-lo para uma página falsa. Lá, geralmente são solicitadas informações pessoais – como nome completo, CPF e dados bancários, por exemplo -, que, se preenchidas, podem facilitar o roubo de dados sigilosos.
Conteúdo postado por Techtudo
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital