“Até fim do ano vamos estar falando do coronavírus”, alerta secretário de saúde
Jaraguá do Sul registrou um aumento de casos nas últimas semanas. Pico deve ocorrer em agosto.
29/06/2020
O mês de agosto deve registrar o pico de casos confirmados da covid-19 em Jaraguá do Sul. A informação é do secretário de saúde Alceu Moretti em entrevista ao programa “JDV em Foco” realizado na última sexta-feira (26).
Nas últimas semanas, o município registrou um aumento com dez casos confirmados por dia. A escalada ocorre no período de mudanças climáticas com a chegada do inverno, que iniciou no dia 20 de junho.
Leia mais:
- Taxa de letalidade da Covid em Jaraguá é menor que índice geral de SC
- Coronavírus: Jaraguá amplia testagens e pessoas aleatórias serão testadas
- Florianópolis volta a fechar academias, shoppings e endurece medidas para outros estabelecimentos
Nesta época do ano, o clima mais ameno e o tempo seco possibilita pacientes com mais problemas respiratórios sobrecarregando naturalmente as unidades de saúde.
Os números preocupam Moretti que pede para a população redobrar os hábitos de higiene nos próximos 60 dias.
“As estatísticas dizem que o pico em Santa Catarina deve ocorrer no começo de agosto. Mas, nós vamos ter uma crescente agora. As pessoas precisam ter muita paciência. Esse é momento para ficarmos em casa e redobrarmos os cuidados”, reforça o secretário.
Alceu salienta que a diminuição de casos deve ocorrer a partir de setembro e reforça que irá ocorrer no mesmo ritmo. “Até o fim do ano vamos estar falando do coronavírus”, alerta Moretti.
Desde o início da pandemia, dois ministros da saúde deixaram a pasta e até o momento não há nenhum representante oficial. Questionado sobre a situação, Moretti não encara positivamente e afirma que não é saudável neste momento.
“Tem que haver um diálogo para ninguém aparecer mais do que o outro. O foco principal é a vida das pessoas”, comentou.
Uso de cloroquina no tratamento
Muito discutida entre profissionais da área da médica, o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina, foi liberado pelo Ministério da Saúde para usar em pacientes com formas graves da covid-19.
Segundo Moretti, mediante critério médico, o medicamento está sendo utilizado em pacientes internados em Jaraguá do Sul e ele comenta que os profissionais avaliam positivamente.
De acordo com o último boletim divulgado pela secretaria, Jaraguá do Sul possui 287 casos confirmados, sendo 172 recuperados e 108 em isolamento domiciliar.
Até o momento, há dois pacientes internados nas enfermarias e um na Unidade de Terapia Intensiva. Desde o primeiro caso registrado, quatro pessoas vieram a óbito na cidade.
Para assistir a entrevista completa clique aqui