Associação Polonesa realiza a cerimônia do Oplatek, lembrando o Natal
Associação Polonesa realiza a cerimônia do Oplatek – pão ázimo – que deve ser partilhado pelo chefe da família no dia de natal
03/12/2024
Associação Polonesa realiza a cerimônia do Oplatek, lembrando o Natal – O Natal na Polônia transcende a celebração do fim de ano como conhecemos; é uma festividade profundamente enraizada em tradições que se estendem por séculos, refletindo vividamente a rica cultura local. Os poloneses abraçam a data com devoção, e as festividades se desdobram bem antes do dia 25.
Vivenciar o Natal polonês é uma experiência verdadeiramente encantadora. Na noite de sábado (25), em sua sede, a Associação da Cultura Polonesa de Jaraguá do Sul realizou uma marcante celebração natalina. Segundo a tradição, o natal polonês conta com inúmeros costumes, e parte deles foi resgatada na confraternização que também marcou a troca de diretoria. Fidélis Kuczkowski passou a presidência para Áurea Kuczkowski Tribess.
A Associação Polonesa, pela primeira vez em 23 anos de existência, recebeu um pequeno subsídio financeiro do Consulado Geral da Polônia em Curitiba, para realizar a festividade e resgatar a tradição. Descendentes decoraram uma árvore natalina com doces feitos por eles e ricamente ornamentados, que, ao final, levaram para casa.
As mesas estavam decoradas, inclusive os guardanapos, realçando o espírito natalino, que se juntaram ao conjunto do ambiente marcado pelo acolhimento, orações, cantos e uma gincana no qual 20 pessoas receberam palavras entrecortadas e deveriam achar o parceiro que completasse a palavra, todas relacionadas ao natal.
Também realizaram um concurso de melhor prato polonês, na verdade, o resgate de receitas polonesas, após o jantar, com o café. O chefe da família também distribuiu o oplatek (pão ázimo), que deve ser partilhado no dia de Natal.
Tem o significado, sobretudo, no perdão mútuo e na confraternização entre os membros da família e da comunidade. É uma espécie de wafer.
O resgate da celebração natalina vai continuar nos próprios natais, acrescentando novos elementos, quando possível, da rica tradição cristã polonesa, como é o desejo da Associação.
A confraternização reuniu pessoas de todas as idades, inclusive crianças, que já começam a participar, seguindo os exemplos dos avós e dos pais. Wesotych Swiat.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital