Sem categoria

Árvores exóticas, com flores tóxicas, são cortadas em Massaranduba

As suas flores têm ação inseticida que é tóxica para abelhas, principais polinizadoras da natureza, como também pássaros.

27/07/2023

A Prefeitura de Massaranduba está efetuando o corte de árvores da espécie Spathodea campanulata, conhecida popularmente como Mijinho, bisnagueira, tulipeira-do-Gabão,  xixi-de-macaco ou chama-da-floresta, que estão localizadas na área central do Município. É uma planta de origem africana que foi introduzida no Brasil como árvore ornamental e integra o paisagismo de muitas cidades.

As suas flores têm ação inseticida que é tóxica para abelhas, principais polinizadoras da natureza, como também pássaros. Desde 2019, está proibido em Santa Catarina a produção de mudas e o plantio desta árvore em todo o território catarinense.

Em Massaranduba, o corte tem por finalidade minimizar os impactos negativos causados por essa espécie exótica sobre as abelhas nativas, preservando assim a biodiversidade e o papel desses insetos como polinizadores.

As abelhas nativas sem ferrão são importantes polinizadores em culturas agrícolas e de espécies vegetais nativas, contribuindo para a produção de alimentos e manutenção da biodiversidade. 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x