Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.
Ar polar entra no Sul e ciclone extratropical se afasta
Posição aproximada do centro de baixa atmosférica do ciclone extratropical que se formou em 13/9/23 no litoral gaúcho (Arte: Climatempo)
15/09/2023
Uma frente fria se formou nesta quarta-feira, 13 de setembro, sobre o Sul do Brasil e o Paraguai, a partir de áreas de nuvens carregadas que já estavam provocando muita chuva sobre o Rio Grande do Sul desde a terça-feira, 12 de setembro.
Junto com a organização da frente fria também houve a formação de um ciclone extratropical. Este ciclone se formou na noite de ontem,13 de setembro, no litoral do Rio Grande do Sul, e no decorrer desta quinta-feira,14, se movimenta rapidamente para alto-mar, afastando-se do Sul do Brasil.
O ciclone não passa sobre os estados da Região Sul e não avança para o Sudeste.
A letra B na imagem de satélite representa o centro da baixa pressão atmosférica associada ao ciclone extratropical. As posições aproximadas do centro da baixa pressão são indicadas na imagem.
Confira o comentário da meteorologista Josélia Pegorim
Ar frio polar entra no Sul do Brasil
O ar frio de origem polar avança sobre o Sul do Brasil e as nuvens carregadas vão saindo da Região no decorrer desta quinta-feira, 14 de setembro. A chuva vai diminuindo e parando durante a tarde e à noite. Faz frio o dia todo no Sul do Brasil.
O ciclone extratropical que se formou na noite de ontem no litoral gaúcho se afasta rapidamente para o alto-mar. Mas ainda podem ocorrer rajadas de até 80 km/h no litoral sul de Santa Catarina e litoral norte do Rio Grande do Sul. As rajadas tendem a diminuir durante a tarde, com o afastamento do ciclone extratropical.
No Rio Grande do Sul, ainda chove na madrugada, pela manhã em parte da tarde no litoral, nas lagoas Mirim e dos Patos, na Grande Porto Alegre e na serra. O sol começa a aparecer à tarde e a chuva deve parar à noite. No centro, norte e sul do estado, chove na madrugada e manhã, mas a chuva para à tarde e o sol aparece. O centro-oeste gaúcho já tem um dia sem chuva, com sol aparecendo já pela manhã.
No oeste, centro e sul de Santa Catarina, chove na madrugada e manhã, a chuva para à tarde e o sol aparece. No leste catarinense, no planalto norte e no Vale do Itajaí, o sol aparece já pela manhã entre muitas nuvens
No Paraná, ainda chove no norte e leste do estado, mas podem ocorrer períodos com sol à tarde. Nas demais regiões do estado, o sol aparece entre muitas nuvens e não chove mais.
Fonte: climatempo
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital