Aprovado o selo “Empresa com boas práticas de equidade de gênero”
Aprovado o selo. As empresas premiadas poderão utilizar o selo em suas comunicações e materiais de marketing
20/12/2024
Aprovado o selo “Empresa com boas práticas de equidade de gênero” – Aprovado o selo “Empresa com boas práticas de equidade de gênero”O Legislativo Municipal de Jaraguá do Sul aprovou um projeto de lei do vereador Luís Fernando Almeida, que institui o selo de qualidade “Empresa com Boas Práticas de Equidade”. O objetivo da iniciativa é reconhecer e incentivar empresas que implementem políticas voltadas para a promoção da igualdade de gênero no ambiente de trabalho.
De acordo com o texto aprovado, a Câmara Municipal organizará anualmente, no mês de março, uma solenidade para conceder o selo. Até quatro empresas de Jaraguá do Sul, representando setores como indústria, comércio, transportes, alimentação ou serviços, poderão receber a honraria.
Entre os critérios estabelecidos para a concessão do selo estão:
- Implementação de políticas de igualdade salarial entre gêneros;
- Promoção de igualdade de oportunidades de carreira;
- Criação de programas contra assédio e discriminação de gênero;
- Garantia de acesso igualitário a cargos de coordenação e administração;
- Combate a discriminações relacionadas à maternidade, idade ou aparência física;
- Estabelecimento de controles internos para prevenir abusos e assédio sexual;
- Incentivo à redução da desigualdade de gênero no ambiente corporativo.
Representantes da Secretaria de Assistência Social, da Câmara Municipal e da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) formarão uma comissão que será responsável por selecionar as empresas certificadas.
As empresas premiadas poderão utilizar o selo em suas comunicações e materiais de marketing, destacando seu compromisso com a promoção da equidade de gênero.
Segundo a justificativa do projeto, pesquisadores de Harvard revelaram em uma pesquisa que 76% das pessoas associam o trabalho profissional aos homens, enquanto veem as mulheres como responsáveis por tarefas domésticas. O autor da iniciativa, vereador Almeida, ressaltou que iniciativas como esta ajudam a romper paradigmas e a valorizar a atuação feminina em todas as esferas do mercado de trabalho.
Além disso, o selo permitirá aos consumidores identificar e valorizar empresas comprometidas com a igualdade de gênero, promovendo um impacto positivo na imagem corporativa das certificadas e estimulando outras organizações a adotarem práticas semelhantes.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital
Notícias relacionadas
Obra espanhola “En Aranjuez con tu amor”, apresentação de ritmos africanos e homenagem a Elis Regina marcaram a abertura do FEMUSC 2025
Festival Internacional começou neste domingo, dia 12, e vai até 25 de janeiro com mais de 200 apresentações, entre concertos, Programa de Quarteto de Cordas, óperas e shows de MPB; profissionais e estudantes de música de 27 nacionalidades participam do evento