Saúde

Anvisa abre consulta pública para atualizar regulamentação sobre uso de cannabis

Proposta ficará disponível por 60 dias para sugestões e pode impactar normas de fabricação, prescrição e importação.

26/03/2025

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quarta-feira (26), a abertura de uma Consulta Pública para revisar a regulamentação de produtos à base de cannabis no Brasil. O texto ficará disponível por 60 dias a partir da publicação no Diário Oficial da União, permitindo que qualquer interessado envie contribuições.

 

 

ovelhas_devoram_canabis_(1)

Atualmente, os produtos de cannabis são regulamentados pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 327/2019, que estabelece os critérios para autorização e comercialização no país. A revisão busca atualizar aspectos como:

  • Boas Práticas de Fabricação;
  • Vias de administração;
  • Publicidade de produtos;
  • Validade da autorização sanitária;
  • Prescrição e dispensação;
  • Importação de insumos;
  • Rotulagem.

 

De acordo com o diretor-presidente substituto da Anvisa e relator do tema, a regularização desses produtos é essencial para garantir a qualidade mínima exigida aos pacientes que fazem uso da substância. Atualmente, no Brasil, há 36 produtos de cannabis regularizados e um medicamento de cannabis aprovado.

 

 

 

Importação excepcional também será revisada

 

Além da RDC 327/2019, a Anvisa também aprovou a revisão da RDC 660/2022, que trata da importação excepcional de produtos à base de cannabis para uso pessoal. A agência ressalta que os produtos importados sob essa norma não passam por qualquer avaliação de qualidade, segurança ou composição.

 

 

 

Histórico e contexto

 

A RDC 327/2019 foi criada devido à crescente demanda por produtos de cannabis no mercado brasileiro. A norma permite um processo mais simplificado de regularização, comparado ao registro de medicamentos convencionais, mas ainda exige o cumprimento de boas práticas de fabricação e controle de qualidade.

 

A Anvisa esclarece que a revisão da RDC 327/2019 não está relacionada à recente decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que determinou que a União regulamente o plantio de cannabis e cânhamo no país. A questão do cultivo está sendo coordenada pela Advocacia-Geral da União (AGU) e envolve outros órgãos do governo federal.

 

 

 

Próximos passos

 

A Consulta Pública será publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias, iniciando oficialmente o período de 60 dias para sugestões. Após essa etapa, a Anvisa analisará as contribuições recebidas antes de implementar eventuais mudanças na regulamentação vigente.

 

 

 

Confira o voto do relator Clique Aqui

 

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Por

Relações Públicas RP 4173 Editora, redatora. e pós-graduanda em Copywriting e Escrita Criativa

Notícias relacionadas

x