Colunas

Antibióticos

Junto com as vacinas, os antibióticos estão entre os grandes responsáveis pelo aumento da expectativa de vida da humanidade

23/01/2023

Antibióticos são medicamentos utilizados para tratar infecções causadas por bactérias, como as amigdalites, meningites bacterianas, infecções urinárias e sinusites entre tantas outras doenças.

Desde 1928, quando a penicilina foi descoberta por Alexander Fleming, os antibióticos já salvaram milhões de vidas, e doenças que antes eram fatais passaram a ser curadas pela Medicina.

Junto com as vacinas, os antibióticos estão entre os grandes responsáveis pelo aumento da expectativa de vida da humanidade.

Em cerca de 30 minutos após tomar um antibiótico, ele já começa a atacar as bactérias que atacam o organismo, e em poucos dias os sintomas da infecção começam a diminuir.

Mas isso não significa que se pode parar de tomar o remédio antes do prazo prescrito pelo médico, pois existe o risco de as bactérias criarem resistência, causando infecções não curáveis com os medicamentos disponíveis.

Um dos grandes problemas da medicina atual são exatamente as superbactérias, resistentes, que exigem a descoberta de novos antibióticos, cada vez mais caros.

Os antibióticos ajudam o sistema imunológico de duas formas: pelo efeito bactericida, matando as bactérias; ou pelo efeito bacteriostático, impedindo que elas se multipliquem. Nos dois casos o remédio interrompe a infecção e alivia os sintomas do paciente.

Antibióticos não agem contra vírus, por isso não são indicados contra gripes ou resfriados; somente se o paciente também desenvolver uma infecção bacteriana o antibiótico pode ser utilizado.

Antibiótico tem que ser receitado pelo médico, deve-se tomar a dose indicada, respeitar as horas certas para tomar e obedecer ao prazo determinado pelo médico, para evitar que as bactérias criem resistência ao medicamento.

O antibiótico pode provocar problemas gastrointestinais, dores abdominais, diarreias e náuseas por atacarem a flora intestinal, mas isso pode ser compensado com probióticos.

Cuide de sua saúde, quando tomar antibióticos siga as recomendações médicas.

Por

Médico Neurologista, Deputado Estadual SC e Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Notícias relacionadas

x