Nos dias 19 e 20 de outubro de 2024, Jaraguá do Sul será palco de um evento cultural que promete encantar o público e celebrar a riqueza da música brasileira.
“Os shows são fruto de um projeto que incentiva a expressão cultural de músicas características do estilo samba e choro no contexto urbano e valoriza os profissionais envolvidos, fazedores e mantenedores da cultura no norte catarinense”, destaca Sabiá, que é o diretor musical e trombonista no projeto, ao lado de Rubens Franco na voz, Guto Machado no violão de sete cordas, Luizinho no cavaquinho e Luan Koroll na percussão. Juntos, eles trazem ao público um repertório que homenageia grandes nomes da música nacional.
A voz do povo brasileiro
Uma das metas do projeto é fomentar a fruição do samba e do choro por centenas de ouvintes nas ruas da cidade de Jaraguá do Sul, valorizando o patrimônio histórico do povo brasileiro. Esses gêneros musicais nasceram no final do século XIX e início do século XX, resultado da fusão de ritmos africanos com melodias criadas em solo brasileiro, sob a influência da harmonia europeia, sobretudo no chorinho. Considerado o primeiro gênero de música urbana instrumental tipicamente brasileira, o choro caracteriza-se por sua complexidade instrumental e improvisação. Já o samba, reconhecido mundialmente como símbolo do Brasil, reflete a alegria, a resistência e a diversidade cultural do povo brasileiro.
“Cada música de nosso repertório oferece uma visão singular sobre os desafios e conquistas da nossa cultura plural, ressaltando o poder da performance musical na consolidação de uma cultura da paz, da alegria e da harmonia entre os povos”, explica o professor Luan Koroll, músico do projeto e Mestre em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O repertório inclui clássicos como “As mariposas”, “Samba do Arnesto” e “Trem das onze” de Adoniran Barbosa; “Carinhoso” de Pixinguinha; “Feitiço da Vila” de Noel Rosa; entre outras pérolas musicais. O ritmo, as letras, a melodia e harmonia dos sambas não apenas entretêm, mas também educam, proporcionando ao público um mergulho na história da Cultura brasileira. Já o choro mostra a virtude artística sublime que é característica da nossa diversidade, que nas tensões mantém o caráter ao mesmo tempo gingado e determinado de nossa gente.
Reconhecimento e preservação cultural
O projeto acontece em um momento especial para a cultura nacional, porque é financiado pela Lei Paulo Gustavo, administrada pelo Ministério da Cultura. A Lei Paulo Gustavo foi instituída pela Lei Complementar nº 195/2022, e sua execução foi regulamentada e ajustada em 18/12/2023, pela Lei Complementar nº 202 para garantir a distribuição eficiente dos recursos e a execução de projetos em todo o território nacional, até 31/12/2024.
Ademais, no dia 30 de setembro de 2024, instrumentos musicais do samba, como o pandeiro, o tantã, a cuíca e o tamborim, foram reconhecidos como manifestações da cultura nacional em todo o território brasileiro. A lei que oficializa essa decisão foi sancionada pelo presidente Lula (PT) e publicada no Diário Oficial da União. Este reconhecimento reforça a importância de iniciativas como esta do projeto “Sabiá & amigos: samba e choro”, que contribuem para a preservação e a divulgação dessas expressões culturais.
Sobre o samba e o choro
O samba e o choro são mais do que gêneros musicais; são patrimônios culturais que refletem a história e a alma do Brasil. Originários de influências africanas e europeias, eles narram em suas melodias e letras as vivências, tensões, conquistas e denúncias do povo brasileiro a favor dos afetos e contra o racismo. O reconhecimento recente dos instrumentos do samba como patrimônio cultural fortalece a importância de preservar e difundir essas manifestações.
“A valorização dos instrumentos e dos modos de fazer o samba é fundamental para manter viva a tradição da cultura afrobrasileira. Eventos como este fortalecem o respeito à diversidade cultural e promovem a continuidade dessas práticas também em nossa cidade, que acolhe pessoas das mais diversas etnias e regiões”, afirma Sérgio Sabiá.
Serviço
O quê? Apresentações gratuitas do projeto “Sabiá & amigos: samba e choro”, celebrando a história do samba e do choro.
Quando e onde?
Dia 19/10/2024 (sábado):
das 9h às 10h, no Terminal Urbano;
das 11h às 12h, no Calçadão de Jaraguá do Sul.
Dia 20/10/2024 (domingo):
das 15h às 16h, no Parque Via Verde;
das 17h às 18h, na Praça Ângelo Piazera, em Jaraguá do Sul – SC.
Valor? Evento gratuito.
Quer saber das notícias primeiro? Participe do nosso grupo de
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline
Saiba quais são os jogos de hoje e onde assistir tudo!
Coritiba ganha do Vila Nova e América-MG vence Botafogo-SP na Série B
Botafogo derrota o Juventude em casa e conquista primeira vitória; Ceará vence o Grêmio
A partida pelo Campeonato Catarinense aconteceu em Tubarão
Horóscopo de domingo 6 de abril de 2025
Pesquisa Quaest revela que a imagem de Lula piora com sua exposição pública. Programas do…
This website uses cookies.